Falta de recursos ameaça patrimônio histórico e cultural de Além Paraíba

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Dezenas de pessoas acompanharam a reunião. (Foto: Raíla Melo / ALMG)

A crise financeira que afeta o país está condenando o patrimônio histórico e cultural de Além Paraíba, na Zona Mata. A cidade possui um rico conjunto de imóveis tombados. Porém, boa parte, ligada às ferrovias, está em ruínas já há algum tempo. A recuperação e preservação desses bens demanda um grande investimento, o que no momento é inviável, por conta da queda de arrecadação dos estados e municípios.

A situação desse patrimônio foi tema de audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi realizada nessa quarta-feira (30/11/16), na Câmara Municipal de Além de Paraíba, e contou com a presença de autoridades e moradores.

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Deputados discutiram medidas para reverter situação. (Foto: Raíla Melo / ALMG)

“Esse patrimônio tem um valor imaterial de grande importância, pois conta a história da cidade. Conta parte da história do nosso estado. Essa memória precisa ser recuperada e preservada para que as outras gerações possam ter esse contato. Esses imóveis também podem abrigar museus, galerias de arte, exposições entras possibilidades que atraem turistas e geram emprego e renda na cidade. Precisamos encontrar um caminho para isso”, disse o deputado estadual Cristiano Silveira.

O secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, avaliou como positiva a articulação de várias entidades em torno da causa de defesa do patrimônio da cidade. Segundo ele, é preciso buscar recursos do ICMS Cultural para financiar esses projetos. O presidente da Comissão de Cultura da ALMG, deputado Bosco, também ressaltou a importância de preservas os bens históricos do município. As demais autoridades presentes destacaram que a falta de recursos é principal entrave para a realização projetos.

 

Imóveis tombados
Além Paraíba tem 22 imóveis tombados pelo patrimônio municipal, entre casarões, prédios e estações ferroviárias. As construções são do final do século XIX, período da chegadas das primeiras linhas férreas ao estado.

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