Projeto de acompanhamento online de estudantes avança na ALMG
Projeto prevê a criação de sistema escolar online para rede pública. (Foto: Agência Brasil)
O Projeto de Lei (PL) 2.225/15, que estabelece a criação de um sistema online para acompanhamento da vida escolar dos estudantes, por parte dos pais, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O texto, de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira, foi votado em Plenário, em primeiro turno, na reunião de quarta-feira (30/11/16). A expectativa é que a matéria seja analisada em segundo turno no início de 2017.
A proposição determina que o Governo do Estado crie um programa que permita que pais acompanhem, pela internet, informações sobre os estudantes da rede pública. Por meio de uma página ou aplicativos para celulares e tablets, semelhante ao já utilizado por universidades, serão disponibilizadas a frequência, notas, calendário de aulas e provas, comunicados, ocorrências entre outros dados de cada aluno. Para acessar, será preciso cadastramento do responsável para liberação de usuário e senha.
A ideia é que acesso seja feito por computadores e aparelhos móveis. (Foto: Agência Brasil)
“Essa será uma forma de facilitar o acompanhamento da vida dos estudantes. E também uma forma de incentivar essa participação dos pais. Claro que isso não substitui a presença dos pais na escola, que é algo de fundamental importância. Mas, sabemos que há limitação de tempo, por conta de trabalho e outras obrigações. Então, essa ferramenta poderá ajudar nessa tarefa”, explica o deputado Cristiano Silveira.
Acessibilidade
O parlamentar ressalta que a expansão do número de smartphones no país vai facilitar a implantação do projeto. “Segundo o IBGE, 80% das casas hoje tem celulares e 76% tem computador. A internet já chega metade dos lares, com tendência de crescimento, por conta da tecnologia 4G. Sem contar as lan houses e pontos públicos de acesso. Isso indica que a maioria da população tem condições de usar a internet”.
Deixe um comentário