Manifestação em Além Paraíba pede permanência da Zamboni Atacadista
Uma manifestação pública gigantesca, denominada “Todos pela nossa região”, foi realizada em Além Paraíba, na manhã do dia 31 de agosto, a fim de sensibilizar as autoridades estaduais para que as mesmas possibilitem a permanência da empresa Zamboni Comercial em Além Paraíba. A principal reivindicação é que a diretoria da empresa seja recebida pelo Governo de Minas Gerais, para negociar a questão tributária.
A manifestação foi encabeçada pela Associação Comercial e Empresarial, com o apoio da Prefeitura Municipal de Além Paraíba e prefeituras da região— além da impactante participação maciça da população que foi às ruas em buzinaço com seus carros, motocicletas e até mesmo a pé. Diversas carretas que prestam serviços ao setor atacadista, bem como dezenas de motocicletas que integram o transporte passageiros (os mototáxis) também participaram da carreata.
Por onde passava a gigantesca carreata, boa parte dos estabelecimentos comerciais iam fechando suas portas, em apoio ao movimento. Muitos populares erguiam bandeiras pretas, em sinal de luto ante a possibilidade da perda de tantos empregos. Estudantes a pé também acompanharam o movimento. Todos bradavam palavras de ordem pedindo a permanência da Zamboni em Além Paraíba, cobrando do governo estadual uma política tributária que não massacre a empresa atacadista.
Emocionados, funcionários da Zamboni— ameaçados de perderem seu empregos— engrossaram o coro do movimento, que soou como “um pedido de socorro” ao governador de Minas, Fernando Pimentel. A possibilidade da Zamboni deixar Além Paraíba e se instalar em uma localidade do Estado do Rio de Janeiro— provavelmente em Xerém, na Baixada Fluminense— fez-se concreta com uma carta aberta divulgada pela empresa no final do mês de julho, logo após a Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais ter baixado uma Resolução pondo fim ao Regime Especial de Tributação para as empresas atacadistas mineiras.
A situação coloca em desespero dezenas de empresas e, muito especialmente, a Zamboni de Além Paraíba, já que 98% de suas transações comerciais são realizadas no Estado do Rio de Janeiro. O anúncio da saída da Zamboni de território alemparaibano coloca em risco mais de 800 empregos diretos e cerca de 1.000 empregos indiretos, através de prestadores de serviços.
O presidente do Conselho Diretor da empresa, Alencar Zamboni— acompanhado do representante de um dos líderes do PT em Além Paraíba, Pablo Costa Borges— tem participado de reuniões em Belo Horizonte, apelando ao governo mineiro para que reveja a situação da tributação da empresas atacadistas, contando, para isso, com o apoio de alguns deputados, entre eles, Rogério Correia (do PT) e Noraldino Júnior (PSC), que têm colocado seus mandatos em prol da luta para que a Zamboni se mantenha em solo alemparaibano.
O governo de Minas já tinha derrubado a Resolução 4.800, em 5 de agosto passado, prorrogando, assim o regime especial de tributação das atacadistas por 30 dias. Na semana passada— no dia 27 de agosto— o site do deputado Rogério Correia divulgou notícia dando conta que o Secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho, anunciou a publicação de uma nova resolução que prorroga por mais dois meses os Regimes Especiais de Tributação (RET), concedidos ao setor atacadista de Minas Gerais.
Além deste comprometimento, também foi acordado pelas lideranças partidárias— deputado Rogério Correia, líder do Bloco governista “Minas Melhor”, e deputado Cristiano Silveira— que durante o novo prazo concedido, parâmetros tributários para o setor atacadista serão discutidos caso a caso. “O objetivo é acabar com a incoerência que imperava na taxação deste setor. Durante a gestão tucana, algumas empresas foram beneficiadas em detrimento de outras sem que houvesse critério. A medida visa reorganizar a Receita Tributária, tornando-a mais eficaz e atraindo novos investimentos”— destaca o site do deputado petista. Em Além Paraíba, a mobilização em prol da Zamboni já resultou em uma audiência pública na Câmara Municipal e também numa destacada participação de representantes do Legislativo no Fórum Regional de Governo do Território de Desenvolvimento da Zona da Mata, realizado em Juiz de Fora no dia 5 de agosto.
Na ocasião, o grupo de Além Paraíba conseguiu aprovar a proposta de manutenção do Regime Especial de Tributação para o setor atacadista. A Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba— presidida por Rogério Lobo, que também é o Secretário Municipal de Desenvolvimento— conseguiu que emissoras de rádio locais, as FMs Mix e Juventude— se unissem em torno do movimento “Fica Zamboni” e, no último sábado, da sede da ACE-AP, foi transmitido, simultaneamente, um programa especial, sobre o assunto, ancorado pelo experiente radialista Reinaldo Tavares, com a participação— dentre outros nomes— do contador Djalma Pinheiro, que explicou para o público, didaticamente, o problema da tributação das empresas atacadistas do Estado de Minas Gerais.
O painel radiofônico serviu para a conscientização da população sobre a importância do movimento que aconteceu na manhã do dia 31 de agosto. O movimento, ocorrido na manhã desta última segunda-feira, conseguiu o envolvimento do empresariado local e da região, assim como o das principais Prefeituras, todos impactados pela perda da empresa, que gera hoje 800 empregos diretos e mais de 1000 indiretos. A manifestação teve também o apoio da FIEMG e da FEDERAMINAS. A TV Alterosa, afiliada do SBT, esteve presente com sua equipe de reportagem. Outros órgãos de imprensa locais, da região e do estado também estiveram cobrindo a manifestação pública.
Reproduzido do site Agora Jornais.
Deixe um comentário