Campanha de doação de medula óssea recebe 300 cadastros em Moema
Dezenas de pessoas se cadastraram como doadores. (Foto: Jean Piter)
A cidade de Moema, na região Centro-Oeste de Minas, recebeu no último sábado (12/03) a campanha “@seja um doador”. A ação leva informações à população sobre doenças como a leucemia e incentiva as pessoas a se cadastrarem para a doação de medula óssea. Uma equipe da Fundação Hemominas esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lázaro Lino Lacerda para fazer a coleta de amostras de sangue e fazer o registro dos novos doadores.
Em um breve cerimônia, a moradora do município, Melissa Montezuma, de 35 anos, relatou a situação que vive hoje. Diagnosticada com aplasia medular em dezembro 2014, ela depende de um transplante de medula óssea. Como é difícil encontrar um doador compatível, amigos e familiares estão na campanha para atrair mais doadores.
“Não conhecia a campanha de doação, até que adoeci. Não tinha ideia das dificuldades para se encontrar doadores. Entrei em pânico, por ser mãe, por querer viver. Que doa é um gesto de amor. Preciso do amor de pessoas que não conheço. Assim como muitas outras pessoas no país que também estão em situação parecida com a minha”, relatou Melissa.
Ampliação do debate
Deputado quer discutir o tema na ALMG. (Foto: Jean Piter)
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Cristiano Silveira, participou do evento e disse que vai discutir o tema com o Governo. “Vamos propor a realização de uma audiência pública sobre o tema. Queremos saber como está a campanha de incentivo à doação nas cidades do interior, quais são as dificuldades das pessoas que estão enfermas e o que podemos fazer para melhorar o atendimento no estado”.
Solidariedade
A meta de cadastros para a cidade foi alcançada. (Foto: Jean Piter)
De acordo com Gerente de Convênios da Secretaria do Estado de Defesa Social, Alessandra Gontijo, um das organizadoras do evento, mais de 450 pessoas passaram pelo local durante a campanha. “Foi feito o cadastro de 300 pessoas, que era o número total que foi disponibilizado para a cidade. A população compareceu e abraçou a causa”.
O prefeito Julvan Rezende disse que é um orgulho ver que a população de Moema aderiu a campanha. “Com essa ação, estamos fazendo brotar uma raiz de esperança na vida dos outros. Por isso agradeço a todos que se cadastraram e a todos que ajudaram a realizar este evento”.
Presenças
Participaram do evento o secretário municipal de Saúde de Moema, Guilherme Levy; a presidente da Associação Mineira De Mucopolissacaridose, Míriam Gontijo; a médica da UBS Lázaro Lino Lacerda, Márcia Amaral Vaz; o gerente administrativo do Hemominas, Tonimar Dias do Carmo; e a gerente de captação do Hemomina, Maria de Fátima Martins
Deixe um comentário