Dois mil soldados da PM e Bombeiros poderão ser promovidos

Policia Militar PMMG

Projeto fixa efetivo da PM e Bombeiros. (Foto: Divulgação/PMMG)

Está pronto para ser votado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 3.173/16, de autoria do governador Fernando Pimentel. O texto fixa os efetivos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) até o ano de 2019. A proposta foi aprovada nas comissões e já pode ser apreciada em primeiro turno pelos deputados.

 

De acordo com o projeto, o total de militares nas duas corporações, 51.669 na PM e 7.999 nos Bombeiros, não será alterado. Serão feitas mudanças apenas na composição de quadros. A principal delas é o aumento de 9.000 para 12.600 o número de cabos.

 

Atualmente, todos os postos de cabo já estão preenchidos, o que impede que soldados sejam promovidos. Se o projeto for aprovado, cerca de dois mil militares poderão progredir na carreira. O texto prevê que, para os agentes que já estão aptos, a graduação será feita de forma retroativa. Ou seja, sem prejuízo financeiro ou de contagem de tempo de serviço.

 

“É uma medida importante para a valorização da categoria. Como não haverá aumento do efetivo, também não haverá impacto financeiro adicional para o Estado. O projeto também busca alinhar as leis atuais que estabelecem critério para a composição dos quadros das duas corporações e também sobre as formas de progressão de carreira. Por isso, a proposta conta com meu apoio”, disse o deputado Cristiano Silveira, vice-líder do Bloco Minas Melhor.

 

Confira o projeto na íntegra e as alterações de quadros propostas: http://goo.gl/OIvVVw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *