Polo da Uaitec deverá ser instalado no Barreiro
Cristiano Silveira visitou o Point Barreiro. (Foto: Jean Piter)
A região do Barreiro, em Belo Horizonte, deverá ser beneficiada com a instalação de um polo da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O objetivo é que a unidade ofereça cursos profissionalizantes gratuitos para a população, principalmente na área de tecnologia. A proposta é defendida pelos deputados Cristiano Silveira (estadual) e Reginaldo Lopes (federal). O projeto já está sendo estudado pelo Governo do Estado.
Nesta terça-feira, uma equipe que apoia o projeto visitou o Polo de Integração (Point Barreiro), no bairro Flávio Marques Lisboa. Atualmente, o local é utilizado, durante o dia, para a realização de atividades da escola integrada, da rede municipal de ensino da capital. Também são promovidos eventos e apresentações artísticas, abertas ao público, nos fins de semana. A ideia é que, no turno da noite, a unidade seja utilizada para a ministração de aulas da rede Uaitec.
“Hoje, os jovens empresários mais bem-sucedidos do mundo são da área de tecnologia. É uma área em crescimento, que está gerando milhões de empregos. Nossa proposta é que, aqui, os estudantes tenham, além de formação, o incentivo ao empreendedorismo neste setor”, disse Cristiano Silveira. De acordo com o deputado, o Point Barreiro é a melhor opção para receber um polo da Uaitec.
Mercado de trabalho
Deputado conversos com servidores da unidade. (Foto: Jean Piter)
O assessor da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), Breno Nolasco, destacou a necessidade de diversificação da economia. “Nosso estado tem uma economia forte, porém, muito dependente do café e da mineração. Sem esses dois produtos, nossa economia fica entre as mais fracas do país. Por isso precisamos criar e fortalecer novos mercados”.
Para a assessora do deputado Reginaldo Lopes, Fabiene Fernandes, o Point Barreiro é uma ótima opção para receber a Uaitec. “É uma estrutura moderna, com capacidade de receber centenas de estudantes. Principalmente os que moram na região, já que eles poderão estudar perto de casa. Sem falar que a localização é ótima, com acesso a linhas de ônibus de Belo Horizonte, Contagem e Ibirité”.
Projeto Uaitec Barreiro
Grupo conheceu as instalações do Point Barreiro. (Foto: Jean Piter)
A proposta de ampliar a oferta de cursos no Barreiro tem o apoio de moradores da região e de profissionais da área da educação. Entre eles o diretor da Fundação Helena Antipoff (FHA), professor Wanderson Souza, e o professor da rede estadual, Lucas Teodoro, que também visitaram o Point Barreiro, com o assessor da Sectes, Dalidson Araújo.
Ensino profissionalizante
A Rede Uaitec oferece dezenas de cursos de graduação, tecnológicos, extensão universitária, pós-graduação, idiomas e cursos livres, todos gratuitos. Atualmente, são mais de 100 polos em municípios de todas as regiões do estado. O projeto é coordenado pela Sectes.
Point Barreiro
Prédio abriga salas multiuso. (Foto: Jean Piter)
Inaugurado em 2012, o Point Barreiro fica na Praça da Febem. O espaço possui uma área de 45 mil metros quadrados, com prédios, campo de futebol, quadras, estacionamento e área verde. A unidade abriga salas multiuso, estúdio de rádio, cineteatro e biblioteca. A unidade atende, diariamente, centenas de estudantes da rede pública municipal com oficinas de artes, esporte e lazer.
Deixe um comentário