Parlamentares manifestam apoio aos professores do Paraná

A Comissão de Direitos Humanos da ALMG realizou uma audiência pública na quinta-feira (30) para debater o 6º Encontro dos Movimentos Sociais, promovido de sexta (1º) a domingo (3), na Praça Carlos Chagas, popularmente conhecida como Praça da Assembleia.
A reunião contou com a participação representantes de vários movimentos sociais. Eles manifestaram apoio aos professores do Paraná, que sofreram violenta repressão da PM na última quarta-feira (29), durante um protesto, em Curitiba.
Os participantes também defenderam a legitimidade da Medalha da Inconfidência recebida pelo líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. A homenagem, entregue pelo governador Fernando Pimentel, no último dia 21, foi alvo de críticas pesadas por diversos setores da sociedade.
Ao fim da reunião, os parlamentares aprovaram os seguintes requerimentos:
– Serão formuladas manifestações de apoio aos professores do Paraná, que foram agredidos pela PM, e aos 17 policiais se recusaram a participar da repressão contra os professores.
– A Comissão enviará manifestação de repúdio ao Governo do Paraná pela ação truculenta, covarde e irresponsável da PM contra os professores.
– Ainda serão encaminhados votos de congratulações a João Pedro Stélide, pelo recebimento da Medalha da Inconfidência, e ao governador Fernando Pimentel por homenagear o líder do MST.
– Por fim, será formulada manifestação de aplauso às trabalhadoras e trabalhadores em homenagem ao Dia do Trabalhador – 1º de maio.