Cristiano Silveira cobra incentivos à piscicultura ornamental, à apicultura e ao uso de energia fotovoltaica no campo

A agropecuária foi a pauta desta terça-feira do Assembleia Fiscaliza 2021. A iniciativa é promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que tem o objetivo de fiscalizar as ações do Governo do Estado.

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recebeu a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini. Ela respondeu aos questionamentos dos deputados sobre as ações adotadas pelo governo para ajudar os produtores rurais no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O deputado estadual Cristiano Silveira participou da reunião. Ele cobrou o pagamento de emendas parlamentares que estão pendentes por parte da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). O parlamentar também falou sobre seu projeto de energia fotovoltaica para poços artesianos e pediu informações sobre a apicultura e a piscicultura ornamental.

Veja como foi a reunião:

 

Requerimentos
Ao fim da reunião, a Comissão aprovou requerimentos de autoria do deputado Cristiano Silveira. Ele pede providências ao Estado para que sejam incluídos os kits fotovoltaicos para alimentação de bombas hidráulicas e equipamentos coletivos no catálogo de ações da Secretaria de Agricultura. Dessa forma, será possível indicar emenda parlamentares para beneficiar associações de produtores com esses itens.

Cristiano Silveira também solicitou que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolva pesquisas e tecnologias que possam impulsionar o setor de piscicultura ornamental no estado.

O parlamentar ainda pediu que o Estado forneça informações sobre o percentual investido no último ano na compra direta de alimentos de agricultores familiares por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Outro requerimento foi sobre o número de pequenos agricultores que estão em regiões sem energia elétrica tradicional que podem ser atendidos por ligações de energia elétrica fotovoltaica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *