Minas Gerais não faz testes suficientes para Covid-19
Mais de um ano depois do início da pandemia, Minas continua deixando de lado a realização de testes. Segundo levantamento feito pela Globo Minas, o estado poderia realizar 5.050 testes por dia, mas faz apenas 40%. Um dos motivos é o protocolo de testagem que não inclui assintomáticos ou casos leves.
Muita gente já passou por isso: um familiar ou colega de trabalho apresenta sintomas e testa positivo. Quem teve contato com essa pessoa, ou mora na mesma casa, dificilmente consegue fazer o teste se não apresentar sintomas.
Desde maio de 2020 estamos denunciando a falta de testes e a subnotificação de casos em Minas. Apresentei um Projeto de Lei (PL 2.020/20) em junho do ano passado para garantir que houvesse testagem em massa no estado, mas até hoje ele está parado.
Sem testes, é impossível saber a situação real da pandemia, o que ajuda a explicar os equívocos já cometidos pelo Plano Minas Consciente. Também não há como mapear variantes e conter o seu avanço. Infelizmente, seguimos no escuro.
Deixe um comentário