Adia ENEM!

Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estão cobrando providências do Governo de Minas para que o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM seja adiado. Nesta sexta-feira (15/01/2021), foi feito um requerimento que será enviado Estado. O documento ressalta que, devido a pandemia de coronavírus, a realização das provas poderá colocar muitas vidas em risco e que, por isso, é necessária a mudança de datas.

As provas do Enem estão marcadas par os dias os dias 17, 24, 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021. De acordo com dados dos sistemas de saúde, no dia 14 de janeiro, o Brasil tinha mais de oito milhões, trezentos e vinte mil casos confirmados de covid-19. As mortes por complicações da doença ultrapassavam a marca de 207 mil. Além disso, a média diária de novos casos vem aumentando em todas as regiões do país.

Em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Saúde, no dia 14 de janeiro o estado tinha quase 620 mil casos confirmados. O número de óbitos é de mais de 13 mil.

“Pelos números que estamos acompanhando, não há previsão de estabilidade ou de redução dos casos da covid-19 em Minas. Portando, neste momento, a realização das provas do Enem pode colocar milhares de vida em risco, tanto de estudantes quanto de parentes e das pessoas que trabalham na aplicação do exame”, ressalta o deputado estadual Cristiano Silveira, um dos parlamentares que assina o requerimento para adiamento.

O Brasil registrou 5 milhões de candidatos para o Enem. Em Minas, são mais de 534 mil estudantes que devem fazer as provas. “Ter esse número de pessoas circulando nessas datas, vamos ter o risco de ter umas 54 mil pessoas contaminadas, se consideramos a média de 10%, conforme metodologia da Fiocruz. Isso certamente levaria o nosso sistema de saúde ao colapso. Adiar o Enem significa salvar vidas”, afirma Cristiano Silveira.

Além de Cristiano Silveira, assinam o requerimento os deputados: Beatriz Cerqueira, Ana Paula Siqueira, André Quintão, Andreia de Jesus, Betão, Celinho do Sintrocel, Doutor Jean, Leninha, Marquinhos Lemos, Ulysses Gomes e Professor Cleiton.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *