Deputado cobra explicações sobre fechamento de unidades do UniBH

campus_cristiano-machado-e1541001128989

O campus Cristiano Machado deverá ter as atividades encerradas. (Foto: Divulgação/UniBH)

O Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) pretende fechar as unidades Lourdes e Cristiano Machado. A medida não agrada parte dos estudantes que alega que o processo está sendo feito de forma unilateral, sem que a instituição dialogue com os alunos. O caso foi levado à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo deputado estadual Cristiano Silveira. O parlamentar quer explicações da sobre essa situação.

Cristiano Silveira protocolou nesta segunda-feira (09/12/2019) um requerimento na Comissão de Educação da ALMG para que o UniBH preste alguns esclarecimentos sobre o fechamento dos campi. O deputado quer que o centro universitário informe: Quantos alunos serão afetados; quantos deles são beneficiários dos programas Fies e Prouni; se houve diálogo com os alunos para discutir a medida; o que será feito para assegurar a permanência dos estudantes; se há um levantamento dos possíveis impactos financeiros aos universitários.

“Normalmente, as pessoas levam em conta a localização de uma instituição de ensino antes de iniciar os estudos. Elas consideram tempo e custo do deslocamento, há os que vão morar próximo da escola, planejam a rotina de trabalho e estudo, se organizam pra fazer estágio… Sendo assim, o fechamento de um campus pode trazer muitos transtornos para esses estudantes. É preciso que, no mínimo, a faculdade discuta a questão com os alunos antes de qualquer coisa”, defende Cristiano.

De acordo com Cristiano Silveira, um grupo de estudantes dessas unidades que serão fechadas procurou o parlamentar para reclamar da situação. Segundo eles, cerca de mil alunos deverão ser impactados com a medida, que foi comunicada com apenas quatro meses antecedência. As contrapartidas oferecidas pelo UniBH para compensar as mudanças estão sendo consideradas insuficientes e insatisfatórias pelos universitários.

“Embora seja uma instituição privada, estamos tratando do direito à educação. Direito de estudantes como cidadãos e consumidores, além daqueles que são atendidos por programas públicos de bolsas ou de financiamento. Portanto, é função dos parlamentares fazer a devida fiscalização e cobrar a efetividade dos direitos e deveres de cada uma das partes. Queremos que o UniBH preste os esclarecimentos solicitados para que possamos discutir possíveis alternativas para solucionar esse impasse”, ressalta o deputado Cristiano Silveira.

O requerimento precisa ser aprovado pela comissão para ser enviado ao UniBH. O texto deverá ser votado ainda esta semana.

2 Comentários

  • Parabens ao Deputado pela adesao a causa, precisamos de mais pessoas com motivacao a real funcao social na atividade politica e nao a defesa de interesses particulares! 👏👏👏👏

    Resposta
  • Aguardando ansiosamente o desfecho dessa história que está prejudicando tantos alunos da instituição.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *