Cristiano Silveira cobra do Estado políticas para o desenvolvimento do artesanato em Minas
O artesanato é um das tradições de Minas. (Foto: Sarah Torres / ALMG)
O deputado estadual Cristiano Silveira está solicitando ao governador Romeu Zema o envio do Plano Quadrienal de Desenvolvimento do Artesanato de Minas Gerais (2018-2021) para apreciação na Assembleia Legislativa (ALMG). O documento, que estabelece ações para impulsionar a atividade nos municípios mineiros, precisa ser aprovado pelos parlamentares para ser colocado em prática nos próximos anos.
Na última quinta-feira (28/11/2019), Cristiano Silveira protocolou um requerimento na Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG, que pede providências ao Estado para que o texto seja encaminhado ao Legislativo.
Segundo o deputado, o plano é fundamental para a geração de emprego e renda em Minas e precisa ser aprovado o quanto antes. “O texto deve incluir políticas de qualificação e formação do dos nossos artesãos e também ações para a formalização desses profissionais como microempreendedores individuais (MEIs), o que dará a eles condições de amentar a comercialização dos itens produzidos”, explica o parlamentar.
Cristiano ainda ressalta que o Estado tem que criar políticas para dar mais visibilidade ao artesanato mineiro. “É preciso um trabalho amplo para a realização de feiras e eventos em todas as regiões, assim como a criação de novos espaços, para ampliar a divulgação do trabalho dos artesãos. Dessa forma, teremos um setor mais sólido que gera renda e emprego e que ainda leva para o mundo parte da nossa cultura”.
O requerimento deverá ser apreciado nos próximos dias pela comissão. Se aprovado, a solicitação será enviada ao Governo do Estado em seguida.
Deixe um comentário