Ipatinga sedia Encontro Regional do PT e debate sobre a conjuntura política do Brasil
Cristiano e Reginaldo falaram sobre a conjuntura política do país. (Foto: Milson Veloso)
Militantes do Partido dos Trabalhadores, lideranças locais e apoiadores se reuniram, no último dia 24/01/2017, na sede da legenda em Ipatinga, no Vale do Aço, para discutir a conjuntura política local, estadual e nacional. O Encontro Regional contou com a presença dos deputados Reginaldo Lopes (Federal) e Cristiano Silveira (Estadual), que fizeram uma análise sobre a situação política e econômica de Minas e do Brasil.
“Há uma ação da imprensa e de segmentos conservadores da sociedade contra o PT. Esse movimento de desconstrução deixou muitos companheiros desanimados nas últimas eleições, mas se formos olhar as perspectivas eleitorais para 2018, percebemos que o Lula é quem mais se destaca numa eventual disputa”, pontua Cristiano Silveira.
Dezenas de pessoas participaram do encontro. (Foto: Milson Veloso)
“É preciso enfrentar o desafio que nos é colocado: analisar o que houve de acertos e de erros, mas também olhar para o futuro e apresentar propostas. Como faremos para voltar a encantar a sociedade e, em especial, a juventude? Como dialogamos com os movimentos sociais? Deixo estas questões sem responder, para que posamos pensar juntos”, acrescentou o deputado estadual.
Segundo Reginaldo, o partido passa por um momento que exige renovação. “A eleição do próximo ano não será fácil, pois a direita não vai aceitar o nosso retorno de forma passiva. Logo, teremos um processo difícil. Por isso, é importante pensar como o PT vai se apresentar para a Eleição 2018? Qual programa de retomada do crescimento e de desenvolvimento social vamos propor para a sociedade?”, questiona.
Organização partidária também foi tema do encontro. (Foto: Milson Veloso)
O representante da Câmara dos Deputados falou sobre a mudança no cenário nacional e a necessidade de resgate do partido pelas bases, mencionando a redução no quadro de rejeição à legenda. “Mas para se fortalecer, o PT não pode mais ser verticalizado e burocratizado. Essa estrutura dialoga pessimamente com a juventude e com a nova conjuntura social, mais horizontal e participativa”, defendeu Lopes.
O evento contou ainda com a presença do ex-deputado federal e representante do Diretório Estadual, João Magno; também representando o Diretório de Minas, Geraldo Dilene; o secretário Executivo do PT de Ipatinga, Cícero Feitosa; o ex-vereador, Juarez; o diretor do Sindicato dos Bancários do Vale do Aço, Bragança; a vice-prefeita de Mesquita, Conceição; o ex-prefeito de Periquito, Nereu; além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Ipatinga (Sintserpi) e de movimentos sociais.
Deixe um comentário