TJMG fará vistoria em imóvel onde poderá ser instalado o fórum de Jaíba

belo-horizonte-reuniao-tjmg-jaiba-cristiano-silveira-by-jean-piter-15

Reunião foi solicitada pelo deputado Cristiano Silveira. (Foto: Jean Piter)

O sonho de a cidade de Jaíba ter um fórum está mais perto de se tornar realidade. A prefeitura apresentou uma proposta ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que viabiliza a instalação da unidade no município do Norte de Minas. O projeto foi apresentado em reunião realizada nesta terça-feira (13/12/2016), em Belo Horizonte, a pedido do deputado estadual Cristiano Silveira.

belo-horizonte-reuniao-tjmg-jaiba-cristiano-silveira-by-jean-piter-11

Prefeitos da região participaram da reunião. (Foto: Jean Piter)

A ideia é que, em princípio, a unidade funcione em um imóvel alugado. A planta dos escritórios foi apresentada ao presidente em exercício do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida. Ele fez avaliação positiva da proposta e informou que irá pedir que a equipe técnica do tribunal faça a vistoria no local, para verificar se serão necessárias adequações para a instalação do fórum.

belo-horizonte-reuniao-tjmg-jaiba-cristiano-silveira-by-jean-piter-26

Planta do imóvel foi apresentada ao TJMG. (Foto: Jean Piter)

“Com esse fórum, os processos de Jaíba serão analisados na própria cidade. Isso vai dar mais conforto para os moradores e para os advogados, que hoje precisam ir até manga para acompanhar esses casos. Além disso, com comarca própria, a expectativa é de que essas ações tramitem com mais rapidez”, disse o deputado Cristiano Silveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Outro ponto da proposta é que, após a instalação do fórum em um imóvel alugado, o TJMG construa um prédio próprio na cidade. O terreno para a edificação já foi cedido ao Tribunal.


Presenças

belo-horizonte-reuniao-tjmg-jaiba-cristiano-silveira-by-jean-piter-38

Projeto conta com apoio de prefeitos da região de deputados. (Foto: Jean Piter)

Participaram da reunião em Belo Horizonte: o prefeito eleito de Manga, Joaquim de Oliveira Sá Filho (Quinquinha); o prefeito reeleito de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal; o prefeito eleito de Jaíba, Reginaldo Silva; o deputado estadual Tadeu Leite; e o desembargador Nelson Messias de Moraes.

 

Comarca
Atualmente, os processos são levados para o município de Manga, a cerca de 100 km de Jaíba. Para fazer o trajeto, é preciso fazer uma travessia de balsa pelo Rio São Francisco.

 

Mais segurança
Os moradores esperam que o fórum no município traga mais segurança para a população, como explica o pastor Enéas Vieira, do movimento Jaíba Segura. “Atualmente, mais de 70% dos presos em Manga são de Jaíba. Com uma comarca aqui, teremos promotor e juiz para dar mais rapidez aos processos. Isso nos dará uma maior sensação de segurança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *