Situação do sistema prisional de Minas será tema de audiência pública
Deputados vão debater situação dos detentos em MG. (Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG)
Debater a situação do sistema prisional do estado, com o objetivo de buscar melhorias para a segurança pública. Este é o objetivo da audiência que será realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para a reunião, de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira, foi aprovado na quinta-feira (03/11/16).
“Queremos discutir a garantia dos direitos fundamentais dos detentos. Que eles tenham a oportunidade de passar por um processo de ressocialização e que não fiquem apenas encarcerados. Sabemos que hoje cerca de 80% dos presos voltam a cometer crimes quando entram em liberdade. Se não revertermos esse número, nunca conseguiremos acabar com a superlotação dos presídios e tão pouco vamos reduzir os índices de criminalidade”, disse Cristiano.
Situação dos servidores do sistema prisional também será abordada. (Foto: Eric Bezerra / ALMG)
O parlamentar ressaltou que a audiência também servirá para discutir a situação dos agentes penitenciários. “A superlotação dos presídios e a falta de estrutura adequada também prejudica a atuação dos servidores. Queremos ouvir a categoria sobre os problemas enfrentados e sobre as demandas prioritárias para que possamos elaborar propostas de melhorias. Os trabalhadores do sistema prisional precisam ser valorizados pelo importante papel que exercem”.
A data para a realização da audiência deverá ser definida nos próximos dias.
Deixe um comentário