Deputados pedem melhorias para unidades prisionais de Governador Valadares
Deputados receberam demandas das unidades prisionais. (Foto: Jean Piter)
Verificar a situação das unidades prisionais de Governador Valadares. Com esse objetivo, os deputados estaduais Cristiano Silveira e Celise Laviola visitaram o município da região do Vale do Rio Doce, na terça-feira (06/09/16). Os parlamentares estiveram na cadeia pública da cidade e na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) Feminina, onde se reuniram com representantes do Poder Público, da OAB e da Pastoral Carcerária.
Na cadeia pública, os deputados conversaram com a direção da unidade para saber sobre a reforma que estava sendo feita no prédio. As obras foram paralisadas e não há previsão de reinício. A empresa responsável alega que a suspensão dos trabalhos se deve ao atraso no pagamento por parte do Estado. Com isso, as instalações elétricas seguem funcionando de forma precária, já que a montagem dos quadros de distribuição não foi concluída.
“Vamos verificar junto ao Governo do Estado a possibilidade de retomada das obras, principalmente a parte elétrica, que é prioridade, pelo que constatamos. Sem a conclusão das instalações elétricas não é possível ligar vários ventiladores ao mesmo, o que é desconfortável para todo mundo que trabalha aqui, para os visitantes e para os detentos”, avaliou o deputado Cristiano Silveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Apac feminina
Os deputados visitaram a Apac da cidade para verificar a situação das instalações. Eles conversaram com funcionários e com as recuperandas. Atualmente, 45 mulheres cumprem pena no local, nos regimes fechado e semiaberto. Na unidade, elas têm a oportunidade de estudar e de aprender a confeccionar peças de artesanato. Os parlamentares aproveitaram a oportunidade e se colocaram a disposição para apoiar os projetos desenvolvidos pela instituição.
Parlamentares conversaram com funcionários da Apac. (Foto: Jean Piter)
Prefeitura
Cristiano e Celise também se encontram com a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa. Eles conversaram sobre a situação das unidades prisionais, visando a colaboração entre o Estado e o município. Atualmente, a cadeia que tem 240 vagas abriga cerca de 630 detentos. Na penitenciária da cidade, a capacidade é de receber 480 presos, mas, tem hoje aproximadamente 1.300.
Cristiano e Celise conversaram com a prefeita Elisa. (Foto: Jean Piter)
“A superlotação é problema recorrente, não só de Valadares. É de todo o país. Precisamos rever nosso modelo penitenciário. Hoje, entre 70 e 80% dos presos são reincidente. O que mostra que temos um sistema falido, que pune e não recupera. Construir mais presídios é muito caro e não resolve o problema”, destacou Cristiano.
Para o deputado, o caminho para enfrentar o problema é a prevenção. “Temos que fazer um trabalho mais amplo, de inclusão social, para evitar que nossos jovens entre no mundo do crime. E temos que criar formas que possam dar a real chance de ressocialização à nossa população carcerária. É um trabalho de longo prazo que precisa ser iniciado com urgência”, concluiu.
Deixe um comentário