Cristiano Silveira e Reginaldo Lopes participam da abertura do Congresso Latino Americano de Adolescência

Congresso Latino Americano de Adolescencia - Cristiano Silveira - by Jean Piter (1)
Deputados falaram sobre políticas públicas para adolescentes. (Foto: Jean Piter)

A capital mineira está recebendo o Congresso Latino Americano de Adolescência: Educação para a paz em tempos de violência – “Reinventando as relações humanas na família e sociedade”. O evento foi aberto oficialmente, nessa sexta-feira (18), em cerimônia no auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas). O encontro contou com a participação de autoridades, pesquisadores e profissionais que trabalham com adolescentes, do Brasil e do exterior, entre eles os deputados Cristiano Silveira e Reginaldo Lopes.

 

“Estamos diante de um Congresso Nacional conservador que discute a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, como se isso fosse resolver o problema da violência no Brasil. Os adolescentes estão envolvidos em cerca de 3% dos crimes violentes no país. Sem falar que cerca de 80% dos jovens que passam pelo sistema socioeducativo não voltam a cometer crimes. Diferente das penitenciárias, que tem um índice 70% de reincidência. A proposta é trocar um modelo que, apesar das deficiências, tem bons resultados, por outro que é falido”, disse Cristiano Silveira.

 

Reginaldo Lopes falou sobre o alto números de mortes de jovens do país. “Nos últimos 30 anos, matamos três milhões de pessoas no Brasil, o que equivale a população do Uruguai. Segundo o Mapa da Violência 2014, das mais de 56 mil pessoas assassinadas no Brasil em 2012, 30 mil vítimas eram jovens. Dessa parcela, 92% homens, sendo 77% negros. Infelizmente, parte dessas mortes é fruto da ação policial. Há uma cultura de violência no nosso país que precisa ser enfrentada. Temos que repensar nossas políticas de segurança para reverter esse cenário”.

 

Congresso Latino Americano de Adolescencia - Cristiano Silveira - by Jean Piter (3)
Evento foi organizado pela AMA com apoio dos deputados. (Foto: Jean Piter)

 

Propostas

De acordo com Cristiano Silveira, é preciso incluir os pais e responsáveis nas políticas pública para os jovens. “Precisamos aprimorar o modelo atual de escola integrada. Temos que oferecer aos jovens atividades esportivas e culturais, acesso a cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho. Os pais e responsáveis também precisam participar desse processo, acompanhando os adolescentes e participando de cursos de qualificação de mão de obra. Acredito que assim vamos conseguir fazer a disputa dos nossos jovens com o mundo do crime”.

 

Para Reginaldo Lopes, o sistema de segurança pública apresenta deficiências que precisam ser corrigidas para que os índices de violência sejam reduzidos. “Apenas 5% dos casos de homicídios no país gera abertura de inquéritos. Precisamos saber o motivo e mudar essa realidade. Precisamos de uma perícia independente para que esses casos sejam apurados com isenção. Também temos que discutir a atuação das nossas polícias. Parte dos homicídios é cometida por agentes do Estado. Não podemos ver isso como algo natural. Temos que reavaliar nosso modelo de segurança”.

 

 

Congresso

O Congresso Latino Americano de Adolescência é promovido pela Associação Mineira de Adolescência (Ama), com apoio executivo do projeto Papo Reto – A voz e a vez do jovem. O evento contou com o apoio dos deputados Reginaldo Lopes e Cristiano Silveira.