Cristiano Silveira defende implantação de escola profissionalizante pública no Barreiro

Barreiro - Uaitec - Cristiano Silveira - by Jean Piter (130)
Cristiano Silveira defendeu a instalação da Uaitec no Barreiro. (Foto: Jean Piter)

A região do Barreiro, em Belo Horizonte, poderá ser beneficiada com uma escola profissionalizante pública, para oferecer cursos gratuitos à população. O deputado Cristiano Silveira solicitou à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) a implantação de um polo da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) na localidade. Nesta quinta-feira (24), o parlamentar se reuniu com moradores, estudantes e educadores que defendem o projeto. O encontro foi na Escola Estadual Doutor Amaro Neves Barreto, no bairro Flávio Marques Lisboa.

 

A rede Uaitec conta hoje com 115 polos no estado. Nas unidades, são oferecidos cursos de idiomas, aperfeiçoamento e capacitação profissional, graduação e pós-graduação, na modalidade à distância (EAD), credenciados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O programa busca ampliar e democratizar o acesso a conteúdos pedagógicos para qualificação e requalificação da mão de obra. Na prática, jovens e adultos têm a oportunidade de adquirir mais conhecimento e de ter uma profissão, o que amplia as chances de ingresso e crescimento no mercado de trabalho.

 

“Aqui na região do Barreiro ainda não há nenhuma instituição pública profissionalizante. Isso faz com que muitos jovens tenham que ir para o Centro de Belo Horizonte, ou até mesmo para Contagem ou Betim, para fazer um curso gratuito. Essa é uma região de grande importância econômica para o estado, com uma população expressiva, que tem que ser atendida por iniciativas como essa da Uaitec. Com uma unidade local, os moradores terão mais comodidade para participar dos programas de formação profissional”, disse Cristiano Silveira.

 

 

Movimento pró-Uaitec

Barreiro - Uaitec - Cristiano Silveira - by Jean Piter (115)
Profissionais da área de educação apoiam o projeto. (Foto: Jean Piter)

Moradores da região do Barreiro, estudantes e profissionais da área da educação estão apoiando a proposta da Uaitec. Como é o caso de Eliane França, diretora da Escola Estadual Padre João Botelho, do bairro das Indústrias. “Os diretores das escolas aqui da região querem ver esse sonho se tornar realidade. Em tempos de Pátria Educadora, nada mais importante que investir em um projeto como esse, que vai dar mais opções de formação profissional para os nossos jovens”.

 

Lorena Nonato é estudante do Ensino Médio, na Escola Estadual Álvaro Laureano Pimentel, no bairro Cardoso. Ela é uma das apoiadoras do projeto. “Precisamos de mais opções de formação profissional. Nem todo mundo quer fazer curso superior quando termina o Segundo Grau”.

 

 

Escola técnica

Barreiro - Uaitec - Cristiano Silveira - by Jean Piter (136)
Para o professor Wanderson, Uaitec no Barreiro deve ser prioridade. (Foto: Jean Piter)

O diretor da Fundação Helena Antipoff, professor Wanderson de Souza Cleres, explicou que a implantação da Uaitec não inviabiliza o sonho do Barreiro ter uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). “Temos áreas disponíveis para receber um Ifet e uma Uaitec. As instituições têm papéis distintos e complementares. É fundamental dar um primeiro passo rumo a Uaitec. Depois continuamos a luta pelo Ifet. O importante é que nessas unidades a gente tenha cursos de formação técnica, humana e integral. Não é formação só pelo emprego, mas sim pela contribuição social”.

 

 

Estudo de viabilidade

Barreiro - Uaitec - Cristiano Silveira - by Jean Piter (14)
Moradores da região também apoiam a proposta. (Foto: Jean Piter)

O chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Marcelo Velloso, disse que a proposta da Uaitec Barreiro está sendo analisada. “Ainda não temos polos em Belo Horizonte. O Barreiro tem demanda e pode receber uma unidade. Vamos fazer o levantamento de locais disponíveis, de cursos que atendam as necessidades da região, e de infraestrutura necessária para execução do projeto. Para isso, vamos dialogar com a comunidade”.

 

Ainda de acordo com Velloso, as Uaitec deverão passar por um processo de aperfeiçoamento. “Muitos cursos das Uaitecs são oferecidos em outros programas, como o Pronatec do Governo Federal. Nossa proposta é substituir esses cursos por outros da área de tecnologia, voltados para o empreendedorismo. Queremos investir na retenção de talentos e novas tecnologias para o nosso estado, o que não foi feito na gestão anterior. O polo do Barreiro já estaria nesse novo formato”.

 

 

O programa

Barreiro - Uaitec - Cristiano Silveira - by Jean Piter (155)
A estudante universitária Fabiene Fernandes apoia a instalação da Uaitec no Barreiro. (Foto: Jean Piter)

As unidades da Uaitec são equipadas com salas de Educação a Distância, com capacidade média de 25 alunos em cada uma, conectadas por meio de um sistema de videoconferência, TVs de LED, além de Lousa Interativa Digital com Sistema Multimídia. Os polos contam ainda com salas de informática, e laboratórios e bibliotecas virtuais. Todos os ambientes possuem acessibilidade para deficientes físicos.