52 obras paralisadas em Minas Gerais serão reiniciadas

Fernando Pimentel assinou o a autorização de reinício das obras. (Foto: Manoel Marque / Imprensa MG)

Cinquenta e duas obras que estavam paralisadas desde o ano passado em Minas serão retomadas. Na segunda-feira (13), o governador Fernando Pimentel autorizou o reinício dos trabalhos, que vão beneficiar 56 municípios. O investimento será de R$ 463,5 milhões, por meio de financiamento do Banco do Brasil. “Nós herdamos um conjunto de obras que estão aí e temos que dar conta delas. Elas foram paralisadas no ano passado por dificuldades financeiras, ou seja lá quais forem, que o governo passado teve. E temos de resolver. O governo é para resolver problemas. Vamos concluí-las e entregá-las ao povo de Minas Gerais”, afirmou Pimentel.

 

Entre as principais obras previstas para serem retomadas estão a conclusão dos hospitais regionais de Governador Valadares (Rio Doce) e Teófilo Otoni (Mucuri). Os presídios de Alfenas (Sul), Divinópolis (Centro-Oeste), Itajubá (Sul) e Montes Claros (Norte) serão ampliados. Escolas de 10 municípios serão reformadas. O Circuito Cultural da Praça da Liberdade, na capital, receberá intervenções. Os terminais metropolitanos de Transporte Rápido por Ônibus (Move) e rodoviárias do interior também vão passar por adequações. Além disso, o Governo de Minas já autorizou, em maio, a aplicação de R$ 401 milhões para a recuperação e manutenção de estradas estaduais.

 

hospital-regional-de-governador-valadares
Maquete do hospital de Governador Valadares, uma das obras previstas. (Foto: Omar Freire / Imprensa MG)

O vice-líder do bloco Minas Melhor na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Cristiano Silveira, destaca a importância da retomada das obras. “Essas obras vão aquecer a economia de Minas, gerando vários empregos diretos e indiretos. E o principal benefício é que o povo mineiro terá escolas melhores, estradas bem conservadas, hospitais de qualidade e muito mais. Herdamos um Estado endividado, com déficit de orçamento, e mesmo assim não vamos deixar de cumprir com o nosso compromisso e levar melhorias para toda população”.

 

Mais obras

obras-de-recuperacao-estradas-mg
Obras de recuperação e melhorias de estradas estaduais também estão previstas. (Foto: Divulgação / DER -MG)

Durante solenidade no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, Pimentel também assinou o decreto que institui o Plano Geral de Obras no Estado, a Câmara de Coordenação de Obras e o Grupo Executivo de Obras. Essa estrutura será responsável por cadastrar as obras estratégicas que serão executadas pelos órgãos e entidades do governo. “Nós queremos, em primeiro lugar, dar transparência à gestão pública, para que os cidadãos e as cidadãs de Minas Gerais saibam exatamente o que acontece, o que está acontecendo e o que vai acontecer no Estado. É só o primeiro passo de muitos outros que vamos dar para transformar Minas Gerais”, destacou Pimentel..

 

De acordo com levantamento feito pelo Governo de Minas, até o fim de 2014, 772 obras estaduais estavam paralisadas. Todas elas deverão ser retomadas até o fim do atual mandato, e outras ações serão definidas nos Fóruns Regionais, segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares. “Estamos falando de obras que a comunidade escolhe. Com os fóruns, saberemos o que a sociedade quer. As que já estavam definidas nós vamos terminar. Mas, para fazer as novas, temos de saber o que cada região quer”.

 

Mais informações sobre as obras podem ser obtidas no site: www.setop.mg.gov.br.

 

 

Com informações da Agência Minas