Cristiano Silveira é membro da Comissão do Idoso da ALMG

O deputado estadual Cristiano Silveira é um dos membros efetivos da Comissão Extraordinária do Idoso, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O grupo de trabalho foi criado, na terça-feira (7), pela Mesa Diretora da Casa, para realizar estudos e debates sobre os direitos dessa parcela da população. As atividades da nova comissão serão iniciadas ainda neste mês e deverão ser encerradas no fim do primeiro biênio da atual legislatura, em dezembro de 2016.
De acordo com a Mesa da ALMG, atualmente, mais de 12% dos mineiros são idosos. Por isso, os parlamentares consideram importante a necessidade de ampliar os debates sobre o envelhecimento da população. “Precisamos discutir e aprimorar as políticas públicas para a terceira idade. Em especial na área da saúde. É preciso fazer uma ampla discussão sobre a criação e gestão de casas de acolhimento e centros de atenção no estado”, afirma Cristiano Silveira.
Segundo levantamento o IBGE, a população idosa no país vai triplicar nos próximos 20 anos. As pessoas com mais de 60 anos, que hoje somam 22,9 milhões (11,34%), deverão atingir a casa de 88,6 milhões (39,2%). Além disso, a expectativa de vida passará de 75 anos para 81. “Precisamos formar mais profissionais especializados no cuidado e atendimento aos idosos. Temos que pensar também nos impactos que isso terá economia do país, principalmente na questão previdenciária”, avalia o deputado.
Integrantes
A nova comissão será presidida pelo deputado Isauro Calais, tendo Glaycon Franco como vice-presidente. Além de Cristiano Silveira, o grupo tem como membros efetivos Geisa Teixeira e Antônio Carlos Arantes. Os suplentes são Bosco, Cristina Corrêa, Fred Costa, Tito Torres, e Agostinho Patrus Filho.