ALMG fará debate sobre violência contra jovens negros no país

VIOLENCIA JOVENS NEGROS

 

No dia 8 de junho, às 13h30, a Comissão de Direitos Humanos da ALMG realizará um debate público sobre a violência contra jovens negros e pobres no país. O evento é parte da agenda de trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Federal, criada este ano, a pedido do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), para discutir o tema.

 

A criação da CPI foi motivada pelo alto índice de assassinatos de jovens no Brasil. De acordo com o Mapa da Violência 2014, dos 56.337 homicídios cometidos no país em 2012, 30.072 vítimas eram jovens entre 15 e 29 anos. Desse total, 23.160 (77%) eram negros e pardos.

 

“Nosso objetivo é realizar debates públicos em todos os estados, com a participação de todos os setores da sociedade. Queremos aprofundar esse diagnóstico para construirmos políticas públicas efetivas no combate a violência. Para isso, precisamos do envolvimento do Legislativo, do Judiciário e do Executivo, nos três níveis, dos movimentos sociais e da sociedade civil em geral”, afirma Reginaldo Lopes.

 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, deputado estadual Cristiano Silveira, explica que a reunião em Minas fará um recorte do problema no estado. “Acredito que cada estado tenha suas particularidades, com índices de violência específicos por região. Precisamos levantar esses dados para que possamos elaborar propostas de enfrentamento à criminalidade”.

 

Para Cristiano Silveira, investir em políticas de inclusão é o melhor caminho para combater a violência. “Precisamos de educação de qualidade, desde a creche até o ensino superior. Essa educação precisa estar integrada a atividades esportivas e culturais. É preciso uma maior oferta de ensino profissionalizante, que atenda as demandas regionais. Isso somado a outros programas. Assim, agiremos de forma preventiva, para evitar que nossos jovens entrem para o mundo do crime, onde na maioria das vezes ou terminam mortos ou vão parar em presídios”.

 

Visita

No dia 8 de junho, às 9 hs, a Comissão de Direitos Humanos da ALMG e membros da CPI da Câmara Federal farão uma visita a ONG Ciame – Rua Fernão Dias, 1147 – Alto Vera Cruz – Belo Horizonte. A instituição faz o acolhimento de crianças de 6 a 15 anos de idade, que passam por conflitos familiares. Atualmente, 245 crianças são atendidas com atividades socioeducativas.

 

O objetivo da visita é colher relatos de violência contra jovens negros ocorridos na região. Os dados serão utilizados para elaboração do diagnóstico de Minas.

 

Estudo

O Mapa da Violência 2014 foi elaborado pelo pelo sociólogo Julio Jacobo, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). O estudo é publicado anualmen