ALMG promove debate público sobre os desafios das políticas de direitos humanos
A Asssembleia Legislativa de Minas (ALMG) realizará o debate público “Perspectivas e Desafios das Políticas de Direitos Humanos”, no dia 1º de junho, no Plenário da Casa, a partir das 9 horas. O evento contará com a participação de autoridades e representantes de instituições governamentais de direitos humanos. Entre os convidados estão o secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, o ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, vereadores e gestores que atuam na área.
O debate é uma iniciativa do deputado Cristiano Silveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG. “Com a criação da Secretaria de Direitos Humanos em Minas, o Estado dará mais atenção a essa área que é tão ampla. Queremos colocar em prática políticas de inclusão para jovens, mulheres, negros, quilombolas, indígenas, geraizeros, LGBTs, deficientes entre outros. Nesse debate, vamos discutir propostas de trabalho para o setor com gestores e legisladores de direitos humanos”.
O parlamentar ressalta que pretende desmistificar o trabalho das organizações de direitos humanos. “Infelizmente, muita gente tem a ideia de que os direitos humanos servem apenas para proteger bandidos. É uma interpretação equivocada que continua sendo reproduzida. Nós defendemos o direito de uma vida digna para todas as pessoas, por meio dos direitos fundamentais previstos na nossa Constituição, como saúde, educação, segurança, liberdade de crença, entre outros. Espero que, por meio dos resultados do nosso trabalho, a população possa ter essa compreensão”.
Debate
Durante o evento, serão apresentados os subsecretários e subsecretárias de Direitos Humanos do Estado. Também será discutida a realização das conferências estaduais em direitos humanos.