Cristiano Silveira participa de debate sobre a violência contra jovens negros e pobres

Deputado defendeu a necessidade de política públicas para reverter o quadro.
Deputado defendeu a criação de política públicas de inclusão social como forma de combate à violência.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, deputado estadual Cristiano Silveira, participou nesta segunda-feira (25) de um debate sobre a CPI da Violência Contra Jovens Negros e Pobres, na UFSJ, em São João del-Rei, região do Campo das Vertentes. O encontro foi promovido pela Coordenadoria de Juventude do município e contou com a presença do deputado federal Reginaldo Lopes, presidente da Comissão Parlamentar da Câmara Federal.

 

Segundo o Mapa da Violência coordenado pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz, os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos no Brasil, atingindo especialmente os que são homens, negros e pobres, moradores de favelas, morros e periferias esquecidos pelo Estado. “Só vamos conseguir resolver esse problema quando a sociedade tiver consciência de que existe preconceito. Sem o aprofundamento de políticas afirmativas para realizar a inclusão nós vamos vivenciar a mesma realidade daqui a 100 anos. Precisamos gerar um produto concreto para ter um cenário diferente no futuro”, afirmou Cristiano Silveira.

 

“A instalação da CPI é importante porque damos visibilidade ao tema e a partir disso conseguimos pensar em propostas”, explicou o propositor da discussão, deputado federal Reginaldo Lopes. O debate contou ainda com a participação do público presente. Entre os temas levantados estavam a legitimação do preconceito pela mídia, a redução da maioridade penal, a situação do sistema carcerário brasileiro, o sistema de cotas e a institucionalização do preconceito.

 

Veja as imagens do debate

[satellite gallery=29 auto=off thumbs=on]

Fotos: Aline Margotti e Antônio Celso Toco Jr.