Cristiano cobra informações sobre a vacinação em Minas

A vacinação começou, mas ainda há muitas dúvidas e indefinições. As doses são poucas e os critérios para distribuição e aplicação não são claros. Para esclarecer essas e outras questões, o deputado estadual Cristiano Silveira protocolou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na tarde desta quarta-feira (20/01) o Requerimento 7.244/21, cobrando informações da Secretaria Estadual de Saúde.
“As doses de vacinas disponíveis ainda são muito poucas, insuficientes para imunizar o grupo prioritário de trabalhadores da saúde. Por isso, precisamos saber com exatidão sobre o destino das doses de vacinas em cada município, não apenas respeitando o princípio da transparência da administração pública como também para garantir a eficiência do plano de imunização”, explica o parlamentar.

O requerimento apresenta os seguintes questionamentos:

  • a) qual o papel exato da Secretaria Estadual de Saúde na coordenação do Plano Estadual de Imunização? Além da distribuição, a rede estadual terá papel na aplicação ou a responsabilidade é exclusiva dos municípios?
  • b) os servidores estaduais da saúde, assim como demais grupos prioritários do serviço público, serão vacinados pelos municípios ou por iniciativa da rede estadual?
  • c) quais os critérios para estabelecer os quantitativos enviados para cada município?
  • d) como o Governo Estadual fará o controle de quem já foi imunizado nos municípios?
  • e) quais mecanismos de fiscalização serão empregados para garantir, por parte do Governo Estadual, o cumprimento do Plano de Imunização?
  • f) uma vez entregue aos municípios, quais orientações foram dadas para os gestores municipais distribuírem o imunizante internamente?
  • g) dentro do universo de profissionais da saúde, quais serão priorizados, considerando que as doses disponíveis não irão atender a todos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *