Cristiano Silveira propõe em projeto ampliação da testagem em Minas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, como uma das principais medidas no combate à pandemia da COVID-19, a testagem em massa da população. Na contramão, Minas é o 2º estado que menos testa no Brasil, com uma média de testagem 40 vezes menor que a média nacional.
“Sem testar a população é impossível saber a real situação do estado e propor medidas como a flexibilização do isolamento. Dessa forma, qualquer proposta é um tiro no escuro”, aponta o deputado estadual Cristiano Silveira. Cristiano protocolou, nesta segunda-feira (01/06) o Projeto de Lei 2.020/2020, para a ampliação dos testes em Minas.
No projeto, o deputado propõe a realização da testagem para Covid-19 em todas as pessoas com sinais ou sintomas compatíveis com a doença, assim como todos que tiveram contato direto com os casos positivos. O texto também altera o Código de Saúde do Estado para que a testagem em massa seja padrão em casos de pandemias
Subnotificação
A subnotificação de casos em Minas tem sido alertada por especialistas que apontam que o número de casos no estado pode ser 11 vezes maior do que os dados oficiais. Em relação à 2019, o número de registros e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – principal causa de morte dos pacientes com Covid-19, é 800% maior e só 15% do total de casos mais graves são testados, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
“Mesmo reconhecendo a gravidade da subnotificação, o governo de Minas cruza os braços e não apresenta propostas para reverter o quadro. A única forma de ter dados confiáveis é através da ampliação da testagem, como tem sido realizado em outros estados”, explica Silveira, que acredita que sem a realização de testes é impossível promover a flexibilização do isolamento, como propõe de maneira irresponsável o Governo Zema.
Clique AQUI e veja o Projeto.
Deixe um comentário