Audiência Pública vai discutir situação da UEMG-Ituiutaba

Na próxima terça-feira (22/10), às 9h30, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública para debater as atuais condições da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) campus Ituiutaba que sofre com problemas de estrutura, falta de pessoal e carência de verbas do Estado.

A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Cristiano Silveira (PT/MG) e atende à demanda do Diretório Acadêmico da instituição. Os estudantes denunciam que a escassez de recursos para compra de equipamentos, implementos e problemas na estrutura inviabilizam a manutenção das atividades acadêmicas no campus.

Além da realização de audiência pública para discutir a situação, Cristiano Silveira também pede em requerimento que a Secretaria de Estado de Educação tome providências para atender às demandas da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Minas Gerais. “É responsabilidade do estado oferecer as condições mínimas para a manutenção das suas instituições de ensino. Infelizmente, essa não é a realidade que vemos. Os atrasos e ausência de repasses para as instituições de ensino tem sido sistemáticas desde o início da atual gestão”, apontou o deputado.

 

Presenças confirmadas

Entre as presenças confirmadas para o debate estão o vice-reitor da UEMG, Thiago Torres Costa Pereira, o diretor do Campus Ituiutaba, Conrado Alves Pereira e o diretor da União Estadual de Estudantes de Minas Gerais (UEE), Patrick Cesário Souza Silva. A secretária de Estado de Educação, Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna também foi convidada, mas ainda não confirmou presença.

 

PEC pode garantir repasses à educação superior em Minas

Cristiano Silveira também é autor da PEC 26/2019 que busca incluir na Constituição Mineira a obrigatoriedade dos repasses do estado às instituições de ensino e fomento de Minas Gerais. O projeto, que foi assinado por outros 49 deputados e deputadas, aguarda tramitação em comissões para ir a plenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *