Governo recua sobre mudanças na Escola de Saúde Pública

O Governador Romeu Zema encaminhou nesta quarta-feira (24/04), mensagem para a Assembleia Legislativa pedindo a retirada do Projeto de Lei 368/2019, que incorpora a Escola de Saúde Pública (ESP) à estrutura da Secretaria de Estado de Saúde.

O pedido é uma resposta ao requerimento encaminhado pelo deputado Cristiano Silveira no dia 14 de fevereiro. “Essa solicitação foi uma resposta ao movimento de diversas entidades e grupos ligados à área da saúde que temiam que a incorporação e a falta de autonomia administrativa prejudicasse o funcionamento da escola”, explicou o deputado.

Em seus 72 anos, a Escola de Saúde já qualificou mais de 300 mil trabalhadores que atuam na rede pública e prestam serviços essenciais à população.

Segundo Cristiano Silveira, a incorporação apresentaria sérios riscos como a perda da sua estrutura física, a realocação de servidores e prejuízos às suas carreiras, perda de autorizações necessárias à oferta de cursos junto ao MEC e fomento à pesquisa. “Também não foi comprovada economia para os cofres públicos que justificasse essa mudança. Portanto, não há motivos para impedir a manutenção da Escola como órgão autônomo”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *