Comissão de Direitos Humanos da ALMG vai discutir situação das escolas ocupadas
Estudantes vem realizando protestos contra cortes na educação. (Foto: Ocupa Minas)
A situação das escolas ocupadas em protesto contra as medidas do governo ilegítimo de Michel Temer será tema de uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para a reunião foi aprovado na quarta-feira (16/11/16), pela Comissão de Direitos Humanos. A solicitação foi feita pelo deputado Cristiano Silveira após recebimento de denúncias por parte de representantes de movimentos estudantis.
Kessia Teixeira, presidenta da UCMG. (Foto: Jean Piter)
“Temos sofrido repressão por parte da polícia. E também estamos sendo hostilizados por grupos contrários às ocupações. Nosso movimento é legítimo e pacífico. Por isso e queremos que nossa segurança seja garantida. Precisamos de ajuda para continuar essa luta. Contamos com o apoio da Comissão de Direitos Humanos”, dia Kessia Teixeira, presidenta na empresa União Colegial de Minas Gerais (UCMG).
Escolas estão sendo ocupadas como protesto. (Foto: Ocupa Minas)
O deputado Cristiano Silveira manifestou apoio às ocupações. “Os estudantes estão fazendo atos pacíficos, organizados, sem prejuízo à continuidade das aulas e sem dano ao patrimônio público. Eles estão nos dando uma aula de cidadania, lutando pelos direitos deles e de todos os trabalhadores do país. Tenho acompanhado e apoiado a atuação dos movimentos estudantis. Vamos realizar uma audiência para que seja garantido o direito de livre manifestação desses jovens”.
A data da audiência deverá ser marcada nos próximos dias.
Ocupações
Universidades também estão sendo ocupadas. (Foto: Ocupa Minas)
Os estudantes protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 aprovada na Câmara dos Deputados e que agora tramita no Senado como PEC 55. O texto prevê a limitação de gastos com saúde e educação nos próximos 20 anos. Ao todo, quase 600 escolas e mais de 220 universidades estão ocupadas no país. Em Minas Gerais, são quase 100 ocupações.
Deixe um comentário