Prestação de serviços em Guarda dos Ferreiros é tema de reuniões
Deputado visitou Guarda dos Ferreiros. (Foto: Jean Piter)
De um lado da rua é um município, do outro lado é outro. Essa é uma situação comum em regiões metropolitanas, que gera muitos transtornos para os moradores na hora de cobrar a prestação de serviços públicos. Um problema desse tipo, porém, está ocorrendo no interior de Minas, entre São Gotardo e Rio Paranaíba. Com cerca de oito mil habitantes, o distrito de Guarda dos Ferreiros fica parte em uma cidade, parte em outra. O assunto foi discutido em reuniões na segunda-feira (21/03), com a presença do deputado estadual Cristiano Silveira.
O parlamentar visitou a sede da Associação dos Moradores de Guarda dos Ferreiros (Asmog) para discutir o tema. “A maior parte dos serviços é prestada pela prefeitura de São Gotardo. E a menor parte territorial está em Rio Paranaíba. Por isso, defendemos que o distrito passe a pertencer totalmente a São Gotardo. Como compensação, faríamos a cessão de outra faixa de terreno para Rio Paranaíba”, argumentou o vice-prefeito de São Gotardo, Carlos da Cerragri.
Para o presidente da Asmog, Serginho Júnior da Silva, a questão de arrecadação não terá grande impacto, caso o distrito passe a pertencer totalmente a São Gotardo. “A parte de Rio Paranaíba é relativamente pequena. Acredito que o gasto com os serviços aqui pela Prefeitura de Rio Paranaíba seja maior que o valor que ela arrecada”, destacou.
Do outro lado da cidade
Cristiano se reuniu com o prefeito e secretários de Rio Paranaíba. (Foto: Jean Piter)
Cristiano Silveira também visitou a prefeitura de Rio Paranaíba para discutir o assunto. O prefeito Marcinho Pereira defendeu a divisão de responsabilidades. “O melhor, no nosso ponto de vista, é que cada município cumpra com suas obrigações, dentro do território de competência. Com diálogo é possível fazer uma articulação entre os municípios, para que os serviços sejam prestados de forma adequada à população”.
O secretário municipal de Saúde, Neuby Borges, disse que o atendimento médico no distrito tem sido feito sem maiores problemas. “Mantemos contato permanente com o serviço de saúde de São Gotardo, o que tem facilitado a prestação de serviços em Guarda dos Ferreiros. Acredito que o mesmo pode ser feito nas outras áreas”.
Intermediação
O deputado Cristiano Silveira explicou que o caso é de competência das câmaras municipais. “Já tivemos casos semelhantes discutidos na Assembleia Legislativa. O caso, porém, precisa ser decidido por meio de projetos votados pelos vereadores das duas cidades e sancionados pelos dois prefeitos”.
O parlamentar se colocou à disposição para colaborar com as negociações. “O que propomos é o diálogo com os representantes dos moradores, para que seja possível a elaboração de uma proposta que seja satisfatória para ambos os municípios. Nosso mandato está de prontidão para colaborar com essas negociações”, finalizou.
Deixe um comentário