Comissão vai discutir propostas de implantação de escola técnica no Barreiro

Belo Horizonte - Escola Sindical Barreiro - Cristiano Silveira - Reginaldo Lopes - by Jean Piter (125)

Parlamentares defendem a implantação de uma escola técnica no Barreiro. (Foto: Jean Piter)

Uma comissão formada por profissionais da educação, representantes de movimentos sociais e de associações de moradores vai estudar as propostas de implantação de uma escola técnica na região do Barreiro, em Belo Horizonte. O grupo de trabalho foi criado durante reunião na Escola Sindical 7 de Outubro, no Barreiro de Cima, na sexta-feira (18/03).

 

Uma das sugestões é a implantação de um polo da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec), no Point Barreiro. A ideia é de que, no local, sejam oferecidos cursos profissionalizantes, principalmente na área de tecnologia. “É uma proposta que pode beneficiar os estudantes da região, dando a eles ensino gratuito de qualidade”, avaliou Tiago do Santo, o “Lirou Djou”, da Juventude de Ibirité.

 

Belo Horizonte - Escola Sindical Barreiro - Cristiano Silveira - Reginaldo Lopes - by Jean Piter (75)

“Lirou Djou” defendeu a implantação da escola. (Foto: Jean Piter)

A outra opção apresentada até o momento é a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) nas dependências do Point Barreiro. “Nossa região tem 23 escolas estaduais, com milhares de estudantes. Precisamos muito de uma escola profissionalizante aqui para darmos mais oportunidades aos nossos jovens”, disse José Roberto dos Santos, diretor da Escola Estadual Celso Machado.

 

 

Articulação

Segundo o deputado estadual Cristiano Silveira, as propostas serão discutidas com o governo. “Nossa expectativa é de que possamos ter um polo da Uaitec e uma unidade do IFMG na região do Barreiro. Vamos estudar questões de localização e de ofertar de cursos. Com essas definições, vamos dialogar com os órgãos públicos envolvidos para que o projetos possa ser executado”.

 

 

Desenvolvimento

O deputado federal Reginaldo Lopes destacou a importância dos recurso da exploração de petróleo do pré-sal. “Precisamos do dinheiro do pré-sal para investir na educação. A universalização da escola infantil, a reforma do ensino médio e a expansão dos cursos técnicos e superiores dependem desse recursos. Por isso não podemos permitir a privatização do pré-sal”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *