Produtores rurais de Minas são beneficiados com kits para feiras livres
Deputado participaram da cerimônia em BH. (Foto: Divulgação)
A agricultura familiar de Minas recebeu um grande incentivo nesta segunda-feira (29/02). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) entregou kits feiras para 15 municípios, em cerimônia realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença dos deputados Cristiano Silveira (estadual) e Reginaldo Lopes (federal), além de prefeitos e representantes de sindicatos de produtores rurais.
O secretário Glênio Martins Mariano explicou que a medida faz parte do Programa de Apoio às Feiras Livres. Segundo ele, a ação tem como objetivo ampliar a venda de produtos orgânicos e incentivar a agricultura familiar no estado. “Agradeço aos companheiros Reginaldo Lopes e Cristiano Silveira pelo apoio que têm nos dado nos programas voltados aos produtores rurais. É uma bandeira que temos defendido juntos”, disse.
“A agricultura familiar tem grande importância no nosso estado, tanto na geração de emprego e renda quanto na produção de alimentos saudáveis. Ela é responsável por 70% dos alimentos que consumimos. Por isso, estamos defendendo a expansão dessa atividade, para que possamos impulsionar o desenvolvimento regional em nosso estado”, destacou Cristiano Silveira.
Economia
Vários municípios foram beneficiados. (Foto: Divulgação)
Para Reginaldo Lopes, a expansão da agricultura familiar é um papel fundamental na diversificação da economia mineira. “A economia de Minas ainda é muito dependente do minério e do café. Precisamos potencializar outras áreas para termos um mercado mais forte e diversificado. Nosso estado tem a maior população rural do país. É um cenário favorável para o incentivo aos pequenos produtores. Por isso, damos total apoio aos projetos como este dos kits feiras”.
Equipamentos
Kits serão utilizados pelos produtores em feiras locais. (Foto: Divulgação)
Cada kit feira é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças digitais. O investimento para esta etapa do programa foi de R$ 120 mil para aquisição dos itens. A expectativa é de que outros 140 municípios também sejam beneficiados até o fim de 2016.
Municípios
Parlamentares assinaram o termo de doação. (Foto: Divulgação)
As prefeituras que receberam kits foram: Arcos, Bonfinópolis de Minas, Brazópolis, Capitão Enéias, Ervália, Itambacuri, Jeceaba, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Ribeirão das Neves, São Gonçalo do Rio Preto, e Uberlândia.
Também foram beneficiados com os equipamentos o Sindicato Rural de Itamonte, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Assalariados e Agricultores Familiares de Tocantins, Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Uberlândia, e a Associação de Hortifrutigranjeiros, Processados Lácteos de Novo Cruzeiro.
Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
Deixe um comentário