Deputados apoiam realização do Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes

A região do Campo das Vertentes recebe esta semana a realização da 9ª edição do Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (Felit). O evento pretende fomentar a leitura e sensibilizar a população e os visitantes sobre a importância dos livros, por meio de uma série de debates e atividades realizadas até o próximo sábado, 07 de novembro.
A abertura do evento foi na quarta-feira (04), em São João del-Rei, e contou com a participação de Elizabeth Serra, secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A homenageada da edição, a autora de livros infantis Ruth Rocha, enviou uma mensagem de vídeo para os visitantes, já que ela não pode comparecer. Ela havia confirmando presença para a data original do evento, que seria na primeira quinzena de setembro. A mudança de data ocorreu por dificuldades na organização do Festival em conseguir patrocínio que viabilizasse a realização.

“Tivemos que adiar porque não tínhamos conseguido apoio e até pensamos em não realizar o evento esse ano. Foi graças ao apoio dos deputados Reginaldo Lopes e Cristiano Silveira, que se empenharam em buscar empresas que pudessem abraçar o projeto, que conseguimos estar aqui hoje”, disse o curador do Felit, José Eduardo Gonçalves. Por intermédio dos parlamentares, o Festival é realizado com patrocínio do Governo de Minas Gerais, pela Cemig.
“É uma grande honra poder apoiar a realização de um evento que leva cultura e educação para a minha cidade natal. Projetos como esse precisam ser incentivados e a leitura considerada prioridade para nos tornar uma pátria educadora”, afirmou o deputado estadual Cristiano Silveira.
Confira o vídeo do Festival:
Literatura e educação
Segundo o organizador do Felit, Lúcio Teixeira, o Festival é preparado durante o ano todo. “Nós começamos a pensar no próximo assim que o último acaba. Já definimos o autor de destaque e promovemos atividades nas escolas do município”, explica o organizador. Essas ações geram um livro novo escrito por alunos são-joanenses todo ano, lançado durante o festival. Em 2015, a obra escrita por 30 alunos, de idade entre 14 e 15 anos, inspiradas nos trabalhos de Ruth Rocha, se chama “Papagaios me mordam!”.

Em uma parceria com a Superintendência Regional de Ensino e Secretaria de Educação, os autores homenageados durante o festival são incluídos didaticamente no plano de ensino de todas as escolas, públicas e particulares, de São João del-Rei. Os autores são trabalhados dentro e fora de sala, a partir da Oficina de Formação de Jovens, antes do Felit. Nestes espaços, a literatura é introduzida aos jovens do oitavo ano do ensino fundamental ao primeiro do ensino médio, a partir da criação de textos, maquetes e diversas atividades que ilustram e valorizam o ensino das palavras.
Programação
Além de mesas de debates, lançamento de livros e exposições, o evento conta também com um circuito gastronômico, com pratos exclusivos do Festival, inspirados no trabalho da homenageada. A programação está disponível no site: http://www.felit.com.br/viii-felit/.
Com informações do Jornal Folha das Vertentes