Festa do Café-com-Biscoito reúne mais de 60 mil pessoas em São Tiago

O turismo é dos grandes potenciais econômicos da nossa região. Por isso, o deputado estadual Cristiano Silveira apoia a realização de eventos que fomentem o turismo, valorizem nossa tradição e levem cultura e lazer para a população. Um desses eventos é a Festa do Café-com-Biscoito realizada no último final de semana na cidade de São Tiago, no Campo das Vertentes.
Mesmo com tempo chuvoso, cerca de 60 mil pessoas passaram pela cidade entre os dias 11 e 13 de setembro, garantindo as vendas de quitutes e a degustação gratuita de café e 5,5, toneladas de biscoitos. O deputado estadual Cristiano Silveira, ao lado do deputado federal Reginaldo Lopes, teve um papel importante na realização da festa já que, dialogando com o Governo de Minas, garantiu o apoio da Cemig ao evento. “É fundamental o patrocínio para a realização da festa, pois 50% do dinheiro investido veio da Cemig. E este ano, ainda, conseguimos o apoio da Codemig, que foi muito importante por causa da crise econômica que Brasil vem sofrendo. Sem esse apoio a gente não saberia o que fazer” explica Bruno dos Santos, secretário de Cultura de São Tiago.
Durante a abertura do evento, no dia 11 de setembro, o deputado estadual Cristiano Silveira disse se sentir realizado por poder fazer parte do evento. “É uma grande satisfação fazer parte dessa festa, principalmente porque tive a oportunidade de contribuir para a sua realização, reforçando junto ao Governo de Minas a importância dessa festa que fortalece a tradição da cidade e incentiva o turismo e a economia de São Tiago e região”, declarou.
Na ocasião, o parlamentar reforçou também seu compromisso com a cidade. “Os são-tiaguenses podem estar certos de sempre contar com o nosso mandato para auxiliar na realização da festa e em contribuir para a melhoria da cidade. Em breve voltaremos aqui para dar mais boas notícias para a saúde e a educação de São Tiago”, disse.
A festa
A produção de biscoitos na cidade é antiga, vinda da época em que os tropeiros passavam pela região seguindo para Goiás, eram recebidos na cidade com mesas fartas de quitandas, como conta o Secretário de Cultura de São Tiago, Bruno Henrique dos Santos. Foi a partir de 1990 que os moradores viram nessa tradição uma forma de movimentar a economia do município. A ideia deu certo, e hoje 80% dos 11 mil habitantes trabalham direta ou indiretamente nas fábricas da cidade.
Segundo a secretária da Assabiscoito, associação que reúne 23 produtores locais, Mayra Aparecida Lopes, a cidade conta com mais de 60 fábricas. “São produzidos mais de 100 sabores de biscoitos na cidade. O nosso grande diferencial é a produção artesanal: os biscoitos são feitos à mão”, comenta Lopes. A produção é escoada para os estados da região Sudeste, Brasília e algumas regiões do Sul do Brasil.
Com informações do jornal Folha das Vertentes