Ações preventivas de saúde para adolescente é tema de audiência pública na ALMG

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALMG) promove uma audiência pública para debater as ações preventivas de saúde para adolescentes por parte do Poder Público. A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Cristiano Silveira, será realizada na próxima sexta-feira (18), a partir da 14h, no auditório da Casa. Segundo o parlamentar, no encontro serão discutidas, especialmente, questões relativas à gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis entre as pessoas dessa faixa etária.
Foram convidados para audiência autoridades, pesquisadores e profissionais que trabalham com adolescentes. “Já diz o ditado popular que prevenir é melhor que remediar. E sabemos que ações preventivas são mais baratas. Mas o principal é termos adolescentes saudáveis e bem instruídos. Por isso vamos discutir propostas de políticas públicas voltadas para a promoção de ações preventivas à saúde dos adolescentes. Queremos ouvir os profissionais e pesquisadores das áreas da saúde, educação e assistência social, entre outras”, afirma Cristiano Silveira.
Para o idealizador do programa Papo Reto, Hugo Pirez, a situação no país é preocupante quando se trata da saúde sexual e reprodutiva dos jovens. “A taxa de contaminação de pessoas entre 15 e 24 anos pelo vírus da Aids no Brasil vem crescendo. Foram mais de 30 mil casos só na última década, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, estima-se que, a cada 18 minutos, uma adolescente dá a luz no país. As formas de prevenir existem e estão disponíveis no sistema público de saúde. Precisamos fazer algo para reduzir esses casos”, destaca.
Congresso
A reunião também marcará a abertura oficial das atividades do Congresso Latino Americano de Adolescência: Educação para a paz em tempos de violência – “Reinventando as relações humanas na família e sociedade”. O evento é promovido pela Associação Mineira de Adolescência (Ama), com apoio executivo do projeto Papo Reto – A voz e a vez do jovem. O encontro será no sábado, dia 26 de setembro, na ALMG, de 9h às 18h. As atividades terão a participação de especialistas em adolescência, do Brasil e do exterior.