Parceria entre Cigedas e Governo de Minas possibilita destinação de lixo na região das Vertentes

PPP coleta de lixo Campo das Vertentes
Reunião foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. (Foto: Divulgação / Agência Minas)

No último dia 1º, foi assinado, em Belo Horizonte, um Termo de Cooperação entre o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas Vertentes) e o Governo de Minas. O foco principal será o segmento de coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos. Porém, segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, o acordo trás mais possibilidades para as cidades, tendo em vista o grande número de projetos que podem ser realizados no modelo de Parcerias Público-Privadas (PPP). “Podem ser feitas parcerias para a execução de obras e oferta de serviços em diversos setores, como resíduos sólidos, iluminação pública, saúde, educação, rodovias.”

 

Para a vice-presidente do Consórcio, e também prefeita de Santa Cruz de Minas, Sinara Campos, o termo assinado é uma maneira de assegurar aos 19 municípios integrantes do Cigedas que uma equipe técnica especializada possa avaliar melhor os projetos de destinação de lixo. “Contratar uma assessoria como a que é oferecida sem custos pelo Governo, teria um custo elevado para todos nós” afirma.

 

O deputado Cristiano Silveira esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância da destinação correta do lixo e como o termo assinado poderá trazer benefícios para a região.  “A iniciativa do Governo do Estado se apresenta como uma resposta para um impasse das cidades da região. Os municípios precisam dar a destinação correta ao lixo o mais rápido possível e essa ação será agora facilitada”, disse.

 

A assinatura do Termo contou a participação de representantes das prefeituras que compõem do Consórcio Cigedas Vertentes, do deputado estadual Cristiano Silveira, do subsecretário de Investimentos Estratégicos da SEDE, Fábio Rodrigues, o subsecretário de Comunicação Social do Governo, Marcus Gimenez, e a coordenadora da Unidade de Parcerias Público-Privadas, Flávia Maria.