Cristiano Silveira abre Fórum Reginal Vertentes e defende modelo de participação

“A presença do governador em São João del-Rei hoje marca um momento histórico: pela primeira vez um governador vem à cidade perguntar para os movimentos sociais, para a população e a sociedade civil, o que o povo tem a dizer para o governo de Minas Gerais”, afirmou o deputado estadual Cristiano Silveira, durante a abertura do Fórum Regional Vertentes, em São João del-Rei, nessa sexta-feira (31). Com essa fala, o parlamentar, representante da Assembleia Legislativa de Minas Geras (ALMG) no evento, destacou a importância da criação das instâncias de participação popular e regionalização propostas pelo governo estadual por meio dos Fóruns Regionais.
Segundo o governador Fernando Pimentel, os Fóruns Regionais são uma oportunidade para o governo ouvir “centenas de milhares de mineiros e mineiras esquecidos, desprezados e humilhados, que nunca tinham merecido um bom dia ou boa tarde de uma autoridade”. “É em nome dessa gente que nós governamos. É só por isso que estamos aqui. Aqueles que criticam, que não acreditam nesse modelo de respeito e democracia, acreditam em outra coisa, podem não respeitar, mas o nosso jeito de governar é assim. É com eles, é com esses milhares, que vamos governar Minas Gerais”, declarou durante o evento.
O Fórum Regional Vertentes é o sétimo, de um total de 17 que serão instalados no estado. A cerimônia de abertura reuniu mais de 800 pessoas entre membros de entidades, população civil e autoridades. O evento contou também com a presença de cerca de 30 prefeitos da região e 17 secretários de Estado. Também fizeram parte da mesa representantes de entidades civis, como Vicentina Neves, presidente do grupo de Inculturação Afro-descendentes Raízes da Terra, que falou em nome de todas as entidades da região.
Participação
Pimentel destacou também a “nova atitude” do governo, baseada na participação popular e na regionalização dos programas de governo, com o Estado focando em ações fora dos gabinetes, mais perto da população. “Eu acredito que tem de chegar perto das pessoas. Tem de conversar com elas e ouvi-las. Todo mundo pode ser ouvido, todo mundo é importante e tem com que contribuir”, afirmou o governador, que recebeu uma placa da prefeitura em agradecimento pela escolha de São João del-Rei para sediar esse território.
Para o deputado federal Reginaldo Lopes, com a proposta de participação e regionalização, o governador demonstra que compreendeu o principal anseio da população demonstrado nas manifestações de junho de 2013: “talvez o nosso governador seja o primeiro a compreender a mensagem das manifestações. Milhões de pessoas foram às ruas para pedir mais participação, para dizer que respeita a democracia direta, mas quer se somar a ela, participando diretamente da consolidação na nação”.
Segunda etapa
Na parte da tarde, os participantes da reunião tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas junto aos secretários e lideranças do programa. Acompanharam o debate os secretários Nilmário Miranda (Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania), Glenio Martins (Desenvolvimento Agrário), Fausto Pereira dos Santos (Saúde) e o adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland Sielberschneider. O coordenador estadual do projeto, Fernando Tadeu David, orientou os participantes sobre o preenchimento dos formulários para levantar as demandas da região. Elas serão incluídas no Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).
A professora da rede municipal Sandra Fortes, de 50 anos, afirmou que esta ação governamental é uma maneira positiva de ouvir as pessoas. “Sempre pensamos que o governador é intocável. Esse é diferente. Parece querer falar com o povo. Isso é válido e estamos em um bom começo”.
Com informações da Agência Minas