Durante lançamento do Forúm Regional, Pimentel anuncia retomada de obras de em Juiz Fora

O dia 17 de julho ficará marcado na história de Juiz de Fora. Nesta data, o governador Fernando Pimentel esteve na cidade para a instalação do Fórum Regional de Governo – Território da Mata. A ação busca dar espaço à participação popular na elaboração, execução e fiscalização das políticas públicas do Estado. O grupo de trabalho se reunirá periodicamente com representantes de todos os setores da sociedade, para discutir propostas de desenvolvimento social e econômico para a região.
Na oportunidade, Pimentel anunciou importantes investimentos para a região. Destaque para a retomada da construção do Hospital Regional de Juiz de Fora. A unidade terá 226 leitos para atender 1,6 milhão de pessoas de 38 municípios. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no fim de 2016. Além disso, o governador autorizou o reinício das obras do trecho de 13,9 quilômetros da rodovia que liga Goianá, Coronel Pacheco e Juiz de Fora ao Aeroporto Presidente Itamar Franco, em Goianá. O investimento será de R$14 milhões.
“Todo esse tempo com a população reivindicando essas demandas e nada foi feito. Agora, nós começamos a arrumar a casa. Vamos retomar as obras da estrada de Goianá, que é importantíssima para a região. Como se faz um aeroporto daquela capacidade e não temos uma via de ligação?”, afirmou Pimentel. O Território Mata reúne 93 municípios, com uma população total de 1.561.463 habitantes.
Participação popular

Para o vice-líder do bloco Minas Melhor na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Cristiano Silveira, a instalação dos fóruns é um grande marco para o estado. “Diferente do que acontecia nas gestões anteriores, do PSDB, nosso governo dá voz à população. No governo do PT todos os setores da sociedade tem voz. A participação popular é a nossa marca. Acredito que, ouvindo a população, vamos construir políticas públicas efetivas para cada região do nosso estado, respeitando as características de cada município”.
O parlamentar também lembra que, apesar das dificuldades financeiras, o Estado está cumprindo seus compromissos. “Herdamos um estado endividado e com um déficit bilionário no orçamento. Mesmo assim, estamos nos esforçando para levar melhorias para todas as regiões. Conheço bem os municípios da Zona da Mata e sei o quanto essas obras são importantes. Elas vão de encontro às reivindicações da população, vão gerar empregos diretos e indiretos na região e, quando concluídas, vão trazer benefícios permanentes para todos”.
Mais investimentos
O governador também autorizou o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) a incluir Juiz de Fora no programa Urbaniza. Com isso, o município poderá contratar linhas de crédito para obras e instalações relacionadas à iluminação pública, mobilidade urbana e drenagem. Durante o evento, Pimentel ainda entregou as chaves de uma usina móvel de micropavimentação asfáltica ao prefeito de Rio Pardo e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paraibuna (Ampar), Agostinho Ribeiro Paiva.
Na última semana, Pimentel assinou a ordem de serviço para a conclusão das obras do Teatro Paschoal Carlos Magno, que estão paralisadas há três décadas. O espaço terá capacidade para 400 pessoas e contará com uma galeria de arte, um anfiteatro, café e salas para as reuniões e ensaios. O investimento do Estado será de R$ 6 milhões.