Movimento Unificado Negro de Divinópolis apresenta projeto à Rede Minas

Integrantes do Mundi foram recebidos na presidência da Rede Minas. (Foto: Jean Piter)
Integrantes do Mundi foram recebidos na presidência da Rede Minas. (Foto: Jean Piter)

Representantes do Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi), ONG que trabalha na difusão da Cultura Afro Brasileira e Africana, se reuniram na quarta-feira (24) com a direção da Rede Minas, em Belo Horizonte. Eles discutiram a possibilidade de uma futura parceira entre as instituições para produção e veiculação de conteúdo temático na TV. A agenda foi solicitada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, deputado Cristiano Silveira.

 

Participaram do encontro os representantes do Mundi, Emerson Santos, Geraldo Francisco e Rogério Clementino; o presidente e o vice da Rede Minas, respectivamente Israel do Vale e Felipe Thadeu Piló; e a chefe de gabinete do deputado Cristiano Silveira; Fernanda Reis, representando o parlamentar.

 

Israel do Vale recebeu cópia de alguns vídeos jornalísticos produzidos pelo Mundi. Ele informou que a Rede Minas tem projeto para trabalhar temáticas como o combate a discriminação racial, direitos das mulheres, atuação de movimentos estudantis, ativismo LGBT, entre outros. Para isso, eles estão realizando um levantamento para identificar as organizações que atuam nessas áreas, com a produção e veiculação de material de TV.

 

“Vamos analisar o material produzido por estas organizações para ver o perfil de cada um. Depois estudaremos a viabilidade das parcerias para veiculação na grade da Rede Minas ou em outra plataforma. Esta é uma etapa inicial que já traz uma grande satisfação de sabermos que existem ONGs trabalhando pela democratização da comunicação com produções educativas de qualidade”, disse Israel do Vale.

 

O representante do Mundi, Emerson Santos, ficou otimista com o possível parceria. “Já estamos atuando há um bom tempo com transmissão local, na região de Divinópolis. Agora, com o apoio do deputado Cristiano Silveira, que abraça a causa do combate à discriminação racial, creio que ampliaremos o alcance do nosso trabalho. Acredito que, juntos, termos sucesso nesse projeto”.