Representação estudantil nas escolas será tema de audiência

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG aprovou, na quinta-feira (7), a realização de uma audiência pública para discutir aspectos administrativos relacionados à representação estudantil nas escolas públicas estaduais. A reunião será realizada em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos, atendendo a um requerimento do deputado Cristiano Silveira.
Em audiência realizada no dia 22 de abril, representantes de movimentos estudantis alegaram enfrentar dificuldades para entrar nas escolas. “Eles reclamam que nem sempre recebem autorização para terem acessos às escolas. Quando a entrada é permitida, nem sempre conseguem salas disponíveis para realizar reuniões. E quem nem sempre eles têm permissão para ir às salas de aula dar avisos”, explica o deputado.
Para o parlamentar, é preciso estabelecer um protocolo para atuação dos movimentos estudantis. “Precisamos definir um procedimento padrão para que os diretores tenham conhecimento do que se passa nas escolas. Ao mesmo tempo, temos que garantir o direito de organização e mobilização dos estudantes. Fui líder estudantil e sei da importância desses movimentos para a formação política dos alunos. É preciso apoiar e incentivar essas iniciativas”.
A data de realização da audiência pública será definida nos próximos dias.