Paracatu terá audiência pública para debater impactos da mineração

A Comissão de Direitos Humanos da ALMG deverá realizar uma audiência pública em Paracatu, no Noroeste de Minas, para discutir os impactos ambientais da mineração no município. De acordo com denúncias recebidas pelos deputados, a atividade estaria provocando danos à saúde da população e ao meio ambiente.
“Segundo relatos, a extração de ouro na cidade gera uma poeira de arsênio, que pode ser absorvida pelo corpo e provocar doenças graves. Além disso, a atividade estaria prejudicando o meio ambiente devido à poluição do ar. Queremos apurar a procedência dessas denúncias para que o Estado possa tomar as providências necessárias”, explica Cristiano Silveira.
O deputado se reuniu na sexta-feira (24) com os vereadores de Paracatu, Hamilton Batista e Eloisa Cunha, e o assessor especial da Câmara da cidade, Laudo Magalhães. Eles solicitaram a participação da Comissão de Direitos Humanos do município na audiência.
“Temos a Comissão de Direitos Humanos na Câmara de Paracatu, entretanto as denúncias não chegaram até nós”, informou a vereadora Eloisa Cunha. Queremos discutir essa situação com a participação da ALMG, especialistas e representantes da população para que o caso seja esclarecido”, disse o vereador Hamilton.
O requerimento para a audiência deverá ser votado na próxima reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.