Energia solar para bombear poços tubulares: projeto avança da ALMG
A Comissão de Minas e Energia da ALMG aprovou nesta quarta-feira (20/10/2021), o Projeto de Lei 765/2019, do deputado estadual Cristiano Silveira. A proposta prevê que o Governo de Minas e a Cemig invistam na instalação de placas de energia fotovoltaica para bombeamento de poços tubulares. Agora a proposta será analisada pela Comissão de Fiscalização Orçamentária (FFO) antes de ser votada pelos deputados no plenário da Assembleia de Minas.
Muitas comunidades no interior, principalmente nas regiões do semiárido mineiro que sofrem constantemente com a seca, utilizam poços para terem acesso à água. No entanto, o bombeamento da água consome muita energia, o que gera um custo alto a essas comunidades e às prefeituras do interior. “A instalação de placas de energia solar fotovoltaicas diminuiria esses custos e melhoria o acesso à água. Para isso, precisamos incluir o mecanismo nos programas de eficiência energética que já existem”, explica Cristiano Silveira.
Para cumprir seu objetivo, o texto acrescenta dispositivo à Lei 20.849, de 2013, que institui a política estadual de incentivo ao uso da energia solar. O trecho acrescido estipula que o “Estado priorizará a instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica para bombeamento de água de poços tubulares localizados em municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)”.
Deixe um comentário