Cristiano Silveira cobra auxílio para empresas e trabalhadores do turismo
O setor do turismo tem sido um dos mais afetados pela pandemia. Sem a população vacinada e a transmissão do vírus em controle é impossível retomar integralmente as atividades turísticas. Segundo dados do Anuário do Observatório do Turismo de Minas Gerais, em 2019 eram pelo menos 4,7 milhões de empregados formalmente no setor. Grande parte deles ficou desassistida durante a pandemia.
Em requerimento apresentado nessa quinta-feira, 8 de abril, o deputado Cristiano Silveira pede que a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) crie um programa de auxílio financeiro para socorrer empresas e trabalhadores que atuam no ramo do turismo. “O turismo tem um papel muito importante na economia mineira. São muitas cidades do interior que tem sua vida econômica em torno do turismo, milhões de mineiros que estão sofrendo com as consequências da pandemia, sem receberem nenhum auxílio do Estado”, explica Cristiano.
O deputado pede que a Secult amplie as políticas públicas de apoio e incentivo ao setor, para facilitar a retomada no momento em que for seguro. “Até lá é preciso garantir apoio e suporte a esses trabalhadores e pequenos empresários”, completa. Para isso, o parlamentar sugere que o governo utilize o Fundo de Assistência ao Turismo (Fastur) para alocar créditos suplementares, “sendo um mecanismo ideal para auxiliar não apenas as empresas e trabalhadores, mas também os municípios turísticos que estão sofrendo com a perda de receita”, explica o texto do requerimento.
Acesse AQUI o requerimento
Turismo em Minas
Antes do início da pandemia, o setor do turismo era responsável por 12,5% da economia em Minas, empregando 4,7 milhões de pessoas formalmente, o que representa 7,9% do total de trabalhadores. Os dados são do Anuário de 2019 do Observatório do Turismo de Minas Gerais. Segundo o documento, em 2019, Minas recebeu 30,4 milhões de visitantes que movimentaram R$20,6 bilhões na economia do estado.
Leia também:
http://cristianosilveira.net/linha-de-credito-especial-para-pequenos-empreendedores-da-cultura-e-turismo/
Deixe um comentário