Audiência debate impactos da Carnaval em BH

Na próxima segunda-feira (25/11) a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá discutir os impactos do Carnaval de Belo Horizonte. A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Cristiano Silveira (PT/MG).

“O Carnaval de BH se tornou um importante fenômeno cultural e turístico do nosso estado e deve ser tratado como tal”, justifica o parlamentar. Graças à organização de blocos de rua e das escolas de samba, a folia refloresceu-se e hoje a cidade é a segunda no país que mais atrai turistas do mundo todo. Com aumento de público, o carnaval de Belo Horizonte reuniu 4,3 milhões de pessoas entre 16 de fevereiro e 10 de março de 2019, segundo dados oficiais da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Impacto financeiro

Durante os dias de folia, a capital mineira recebeu cerca de 204 mil turistas, o que representa um aumento de 18%. O tempo médio de permanência na cidade foi de 4,6 diárias, isto é, os turistas passaram mais de quatro noites da cidade em média R$ 179,58 por dia.

A taxa média da ocupação na rede hoteleira foi de 66,82%, segundo dados obtidos da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Minas Gerais (ABIHMG). A maioria dos turistas se hospedou em casas de amigos e parentes (69,5%), seguida de hotéis (18,6%) e casa alugada (4,2%).

O Carnaval de BH não pode ser tratado como um fenômeno apenas local, pois ele tem impacto em todo o estado. Uma significativa parte dos turistas que são atraídos pela folia na capital, pode também viajar por outras cidades mineiras.

audiencia-publica-carnaval-25-11-2019-2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *