Inscrições para o Parlamento Jovem de Minas vão até o dia 30 de setembro
Estão abertas as inscrições das Câmaras Municipais ao Parlamento Jovem de Minas. Os legislativos que quiserem aderir ao Programa devem se inscrever até o dia 30 de setembro e pela internet, preenchendo o formulário disponível no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O Parlamento Jovem é um programa de formação política e cidadã criado pela ALMG, em 2004, e realizado por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e escolas públicas e privadas. As Câmaras inscritas recebem apoio didático e orientações para a realização das etapas municipal e regional do Parlamento Jovem de Minas, durante o ano de 2020.
Em cada edição do Parlamento Jovem de Minas é discutido um tema de interesse da sociedade e dos jovens, escolhido pelos próprios estudantes, a partir de assuntos sugeridos pela Coordenação Estadual. O tema escolhido para o próximo ano é “Discriminação Étnico-Racial”.
Além de discutir os desafios para o enfrentamento desse problema, os alunos também terão a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo. “O PJ Minas valoriza a formação política como instrumento para fortalecer o Poder Legislativo, que precisa da participação dos cidadãos para se consolidar. Por isso, a parceria entre o Parlamento estadual e os municipais é tão importante”, afirma Fernanda Freitas, servidora da Escola do Legislativo, setor responsável, na ALMG, pela execução da iniciativa.
Em 2019, projeto envolveu estudantes de 104 municípios na discussão do enfrentamento ao preconceito.
Deixe um comentário