Zema precisa desarquivar projeto sobre a Política dos Atingidos por Barragens

O deputado estadual Cristiano Silveira (PT/MG) voltou a cobrar nessa terça-feira (28) que o governador Romeu Zema desarquive o Projeto de Lei 3312/2016, que institui a Política Estadual dos Atingidos por Barragens. O projeto, que começou a ser discutido na última legislatura, foi arquivado durante a mudança de gestão e aguarda a ação do governador para voltar a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“Nosso estado está sendo sacrificado pelo modelo de mineração que temos hoje. Estamos prestes a viver outra tragédia e não podemos deixar para depois medidas que minimizem o sofrimento das famílias atingidas”, explicou Cristiano Silveira.

No dia 6 de fevereiro, Cristiano apresentou o Requerimento 48/2019, solicitando o desarquivamento. Por se tratar de tema de competência do Executivo, apenas o governador pode solicitar a retomada da tramitação do projeto, que já passou por duas comissões na ALMG e foi construído junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). “O governador precisa ter a coragem de desarquivar e permitir que a ALMG possa discutir e aprovar esse projeto que é tão importante. É lamentável essa demora”, cobrou o parlamentar.

Joceli Andrioli (membro da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB), Afonso Henrique de Miranda Teixeira (promotor de justiça coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Conflitos Agrários do Ministério Público do Estado de Minas Gerais), Cristiano Silveira (deputado estadual PT/MG), André Sperling Prado (promotor de justiça, coordenador de Inclusão e Mobilização Sociais - CIMOS do Ministério Público do Estado de Minas Gerais), Geraldo Vitor de Abreu (subsecretário de acesso à terra do Governo de Minas)

Política Estadual dos Atingidos por Barragens

O PL 3312/2016 foi enviado à ALMG na última legislatura, por inciativa do então governador Fernando Pimentel. É um projeto de extrema importância para milhares de pessoas que são atingidas direta ou indiretamente pela construção e operação de barragens, além dos casos de desastres decorrentes de rompimentos das estruturas.

Segundo a justificativa do requerimento, o elevado número de barragens no Estado e o enorme impacto que suas construções causam na vida das comunidades atingidas, é urgente que Minas Gerais tenha uma política estruturada e forte para atender às famílias que necessitam, pensando de forma sistêmica e organizada as ações do poder público.

Acesse o Requerimento AQUI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *