Caminhada da Promoção da Igualdade Racial mobiliza 400 estudantes em São João del-Rei

São João del-Rei - Caminhada Consciência Negra - Cristiano Silveira - by Aline Margotti
Deputado participou do evento realizado em São João del-Rei. (Foto: Aline Margotti)

Mais de 400 jovens e crianças, representando 12 escolas da rede estadual de ensino de São João del-Rei, participaram da 1ª Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Convidado pela superintendente regional de Ensino, Adriana Leitão, o presidente da comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (ALMG), deputado Cristiano Silveira, acompanhou os estudantes.

 

Com os dizeres: “Igualdade e respeito entre todos os povos!”, “Alma não tem cor”, “Lugar de negro é em todo lugar” estampados em faixas e cartazes, os estudantes pediam pelo fim do racismo e pela igualdade. “É muito importante ver jovens se mobilizando dessa forma. O racismo existe e precisa ser combatido para que haja igualdade”, comentou o parlamentar.

 

“Temos que lutar para que pessoas iguais não sejam tratadas como diferentes”, afirmou a estudante Flávia Carvalho. Para a superintendente Adriana Leitão, essa é a primeira de muitas caminhadas para despertar nos estudantes a percepção de que não existem diferenças. “A caminhada é uma iniciativa para acender a discussão e mostrar para os alunos que a discriminação existe e que deve ser combatida”, afirmou.

 

A luta pela igualdade racial é celebrada em todo o Brasil no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A data tem um importância singular no país, considerado um dos mais racistas do mundo, apesar dos negros constituírem a maioria da população brasileira.