Desafios da Educação no Brasil é tema de debate público na ALMG

ALMG - Debate PNE - Cristiano Silveira - by Jean Piter (16)
Parlamentares destacaram os desafios enfrentados pelo setor. (Foto: Jean Piter)

As metas a serem atingidas nos próximos dez anos pelo sistema público de ensino em todo o país é tema do Debate Público Plano Nacional de Educação (PNE) e o Futuro da Educação Básica, realizado nesta segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi solicitada pelo deputado Cristiano Silveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos e membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

“É importante que tenhamos uma compreensão sobre as metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação para definirmos qual é a educação que queremos para o nosso país. Precisamos de um modelo que prepare os estudantes para vida profissional, mas que também tenha uma formação cidadã. O plano que vamos implantar em Minas garante a participação da sociedade no debate para a construção de uma educação pública de qualidade, em todos os níveis, para o nosso estado”, destacou Cristiano Silveira.

 

O encontro conta com a participação de membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do Plano Nacional. Entre eles o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador na Região Sudeste. “O Brasil não será uma economia com capacidade de disputar mercado se tivermos uma base de produção pensada sem inclusão das tecnologias. Para isso, é fundamental investir na formação da juventude para esse novo cenário da indústria”.

 

ALMG - Debate PNE - Cristiano Silveira - by Jean Piter (30)
Vários profissionais da área da educação marcaram presença no encontro. (Foto: Jean Piter)

O debate conta com a participação de secretários municipais de Educação, prefeitos, vereadores, gestores, professores e representantes de entidades sindicais do setor. Durante o encontro, serão discutidos os desafios para que as metas sejam atingidas, questões de financiamento, regime de colaboração, e as diretrizes dos planos estaduais e municipais. O evento será realizado até as 17hs, no Plenário da Casa.

 

 

Acompanhe a transmissão do debate pela internet: TV ALMG on-line