Cristiano Silveira participa de Conferência da Juventude em São João del-Rei

No último dia 12, foi realizada, em São João del-Rei, a 1ª Conferencia de Políticas Públicas para a Juventude. O evento aconteceu na Escola Estadual Maria Teresa e contou com a participação de jovens da cidade e da redondeza, além da presença de representantes dos movimentos sociais. A conferência contou ainda com a realização de palestras com temas como combate às opressões, cultura e participação política na vida dos jovens.
O deputado estadual Cristiano Silveira foi um dos palestrantes. Durante sua fala, o parlamentar apontou a maior inclusão dos jovens de hoje, e ressaltou os obstáculos que ainda devem ser superados: “Hoje nós temos uma juventude mais otimista graças a uma séries de programas criados pelo governo federal como o Pronatec, o ProUni, a ampliação das vagas nas universidades, e a aprovação do Estatuto e do Plano Nacional da Juventude. Mesmo com uma maior inclusão, temos muitos desafios para enfrentar – como o genocídio da juventude negra e pobre – e por isso precisamos ampliar a discussão”, disse.
Conselho Municipal da Juventude
A Conferencia foi realizada através da Coordenadoria Municipal da Juventude, que voltou à ativa neste ano com dois propósitos: debater as propostas e ações para a juventude da Região das Vertentes, e eleger os representantes do Conselho Municipal da Juventude.
O Conselho Municipal da Juventude de São João del-Rei foi criado durante a legislatura do deputado Cristiano Silveira como vereador na cidade, e estava desativado desde 2004. Em 2015 o Conselho foi reativado pela vereadora Lívia Guimarães e durante a Conferência teve seus membros escolhidos.
Durante o evento, também foram eleitos os delegados que irão representar a região durante a Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, entre os dias 2 e 4 de outubro.
Trajetória
A luta por políticas públicas que ofereçam oportunidades e direitos para os jovens sempre esteve presente na trajetória do parlamentar que iniciou sua carreira política junto aos movimentos estudantis da cidade como a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFSJ) e a União Estadual dos Estudantes (UEE), sendo eleito em 2000, aos 22 anos, o vereador mais jovem da história de São João del-Rei.