Governo de Minas e servidores da Educação assinam acordo histórico em BH

O dia 15 de maio de 2015 ficará marcado como um dia histórico para os trabalhadores da Educação de Minas Gerais. Nesta data, o Governo do Estado assinou o acordo com os sindicatos que representam a categoria, se comprometendo, entre outros pontos, a pagar o piso salarial nacional aos servidores. A cerimônia de assinatura foi realizada na manhã desta sexta-feira (15), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
O governador Fernando Pimentel destacou o compromisso firmado com os trabalhadores. “Estamos cumprindo com o compromisso de fazer um governo participativo, um governo de diálogo. Negociamos com os trabalhadores e chegamos a um acordo que traz ganhos históricos para a categoria. O projeto agora está sendo encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), onde tenho certeza que terá apoio dos nossos deputados”.
Apoio na ALMG
O vice-líder do bloco Minas Melhor na Assembleia, deputado Cristiano Silveira, afirmou que está pronto para votar o projeto. “É uma grande conquista para a categoria. Foram anos de muita luta. Felizmente, as reivindicações estão sendo atendidas agora, no governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Estamos cumprindo o compromisso de fazer um governo de diálogo. Agora, na Assembleia, vamos votar a favor do projeto para que as medidas possam ser colocadas em prática”.
Conquistas para a categoria
A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, destacou que, no governo anterior, não havia diálogo. “Na gestão tucana não havia negociação. Agora será cumprida em Minas a lei do piso, que é de 2008 e que o governo tucano ignorava. Não por menos, tivemos vários períodos de greve nos últimos anos. E mesmo com as paralisações e protestos, os tucanos eram insensíveis à nossa causa”.
Beatriz Cerqueira também ressaltou as conquistas deste acordo. “Avançamos muito com o fim do abono contado como salário, o aumento para todos os trabalhadores da educação e não só do magistério, o tratamento igualitário para os aposentados e o descongelamento das promoções. Foram conquistas importantes. Agradeço aos deputados que ajudaram a intermediar as negociações com o Governo. Vamos continuar nossa luta por mais direitos”.