Na luta pela inclusão

Cristiano Silveira

A inclusão social deve ser, sempre, uma pauta inegociável. A partir do diálogo com diversas associações e com as famílias mineiras, o deputado estadual Cristiano Silveira abraçou, de maneira especial, a luta pelo acesso das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que, algumas vezes, recebia menos atenção nos debates sobre inclusão de pessoas com deficiência. 

 

Por isso, Cristiano Silveira tem desenvolvido várias ações neste sentido. Ele é autor da Lei que obriga estabelecimentos públicos e privados como supermercados, farmácias e órgãos públicos a incluir a referência ao autismo nas placas de atendimento prioritário.

 

O Projeto de Lei que cria o Sistema Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA) foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Caso o projeto seja aprovado, a lei irá garantir, entre outras coisas:

 

  • Assistência médica e multiprofissional;
  • Distribuição de nutrientes, fraldas e medicamentos;
  • Garantia de atendimento educacional especializado;
  • Salas de apoio e tecnologias assistivas;
  • Amparo social e psicológico às famílias;
  • Campanhas de conscientização.

 

Cristiano Silveira também é criador de um projeto que dá a pessoas com TEA o direito a acompanhamento de cães de assistência e de uma proposta para garantir Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com autismo, TDAH e dislexia.

O debate é essencial no enfrentamento ao preconceito. Ainda existem muitos mitos e pouca informação sobre as características das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Por isso, a Cartilha Autismo Consciente, de nossa autoria, já está na sua segunda edição. Se você quiser conhecer mais sobre o TEA e se unir a nós nessa luta, pode baixar a cartilha, gratuitamente, clicando aqui.

https://bit.ly/AutismoConsciente2ed

Card Autismo_Prancheta 1

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin